Fim-de-semana de montanha em Moto4

 

 

MARAVILHAS DE PORTUGAL

    ROTA          DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

Idanha - Belmonte, Ida & Volta

 

 

 

 

 

Idanha-a-Nova, dias 5 e 6 Outubro 2007

 

FOTOGRAFIAS

Chuva durante a semana e sol durante quase todo o passeio foram condições únicas para um percurso que deslumbrou quantos participaram. Circulando de aldeia em aldeia histórica, por calçadas e pontes romanas e caminhos esquecidos e fechados pela vegetação, percorremos um Portugal muito genuíno e hospitaleiro, onde não faltaram as vestes tradicionais e as carroças puxadas por burros nem os temperos da deliciosa comida caseira. Pelo meio os obstáculos e rios (como o Zézere) foram sendo transpostos com grande alegria e em grande convívio. Foram dois dias de aventura vividos intensamente ao longo de 300 maravilhosos quilómetros  que à chegada deixaram muitas saudades...!

 

   

  

    

 Veja as fotografias

 

APRESENTAÇÃO

Aproveitando o fim-de-semana alargado propomos-lhe  um programa inesquecível em que descobriremos um Portugal histórico e cheio de natureza selvagem, circulando de aldeia em aldeia pelos estreitos trilhos, por onte outrora se circulava de burro ou carro de bois, e provando, aqui e ali, os sabores da região.

Cruzaremos pontes e calçadas graniticas, algumas romanas, onde as marcas das rodas dos carros de bois cravadas no granito imortalizam séculos da vida destas comunidades e dos veículos todo-o-terreno de outrora...

Na Sexta, partindo de Idanha-a-Nova, iremos re-descobrir, sempre por fora de estrada, algumas das mais belas aldeias históricas de Portugal (entre elas Idanha-a-Velha, Monsanto e Sortelha), indo pernoitar junto ao sopé da Serra da Estrela. 

No Sábado regressaremos pelo sopé da Serra da Estrela, por entre belas paisagens do Rio Zézere, cruzaremos a Serra da Gardunha, visitaremos Castelo Novo e regressaremos a Idanha-a-Nova.

Uma forma única de percorrermos um pouco do nosso passado em moto4, sentindo de bem perto os cheiros, os sabores, as dificuldades e a hospitalidade deste nosso belo país.

Um passeio sereno, para apreciar e saborear a condução, a paisagem e a natureza, sem procurar obstáculos, mas também sem deixar deixar de transpor algumas dificuldades à medida que se forem deparando...

Acrescendo os fabulosos petiscos da região e o grande ambiente com que os nossos clientes e amigos nos têm a presentear, estão criadas as condições para um fim-de-semana em moto4 que ficará na memória.

Desejos de que vos agrade este extraordinário percurso, vos proporcione um excelente fim-de-semana em Moto4, e por entre extraordinárias paisagens e lindissimas!

Tenha um grande passeio !!!

 

 

Veja as fotos dos levantamentos

PROGRAMA

Sexta-Feira, 05 Out 2007

7:30 

Encontro junto ao Parque de Campismo de Idanha, que se situa junto à Albufeira Marechal Carmona (N39.95056 W7.18722) com as motas já abastecidas

8:00 

Briefing e partida. Após uma breve passagem pelas belas paisagens da albufeira rumaremos às aldeias visitando por fora de estrada Idanha-a-Velha, Monsanto, Salvador, Penamacor, entre outras 

13:00 

Almoço rápido em forma de piquenique

14:00 

Continuação do percurso passando ao longo do limite sul do Parque Natural da Malcata, pela Albufeira da Meimoa, Sortelha e Belmonte. Contornaremos então o supé da Serra da Estrela até à Covilhã 

19:30 

Chegada ao Hotel Santa Eufémia onde ficaremos alojados

20:00 

Espera-nos o delicioso petisco que reconfortará e será o mote para um grande momento de convívio em que se lembrarão os momentos altos deste primeiro dia de aventura

Sábado, 06 Out 2007

8:00 

Pequeno Almoço de buffé no Hotel

9:00 

Partida para o percurso pela Serra da Estrela, pela Serra da Gardunha, atravessando o Rio Zézere a vau

13:00 

Almoço rápido em forma de piquenique

14:00 

Continuação do percurso por fora de estrada passando pelo belíssima aldeia de Castelo Novo, de regresso a Idanha-a-Nova.

18:30 

Chegada ao ponto de partida (Camping Orbitur-Idanha)

 

Notas:

- A maior autonomia prevista será de cerca de 110km e ocorrerá no segundo dia

- A etapa de Sábado será longa pelo que se agradece a todos a colaboração para que pelas 8:00 estejamos já a rolar

- Quer do ponto de vista histórico quer paisagistico espera-se um passeio impressionante, pelo que lembramos que traga máquina fotográfica

 

 

Divirta-se :)       

 

ESTILO DO PASSEIO

Alinhado com o nosso lema "passear sem perturbar", o percurso será realizado em ritmo de passeio, sem evitar obstáculos, mas transpondo-os calmamente, sempre em segurança, e no rigoroso respeito pela natureza, pelas populações e pelos restantes participantes. 

 

A navegação será feita recorrendo a um Método de Rotação que chamará os participantes a ter uma participação activa no desenrolar do percurso.

 

Sugerimos a observação dos Cuidados de Circulação que estamos convictos contribuirão para que tiremos o melhor partido das nossas saídas de Moto4, sem incidentes, e para tornar esta nossa actividade sustentável a prazo.

 

Desejamos que seja um passeio agradável, com um bom petisco e entre amigos!

 

Espero que possam vir e apreciem!

 

PREÇO

 

O programa importa em 80 euros e inclui a organização do passeio, seguro, brinde, guarda do carro e atrelado, dois almoços em piquenique e o jantar de Sexta-Feira em restaurante. Desconto de 10 euros para o acompanhante na mesma mota.

 

Acresce o alojamento e pequeno almoço buffet no Hotel Santa Eufémia, na Covilhã na noite de 5 para 6 de Outubro aos seguintes valores por pessoa:

Quarto individual Quarto duplo Triplo (duplo+cama)
27 euros 21 euros 19 euros

Nota: Observe-se que estes valores foram reduzidos já que os valores iniciais se referiam por lapso a valores em época alta como foi o caso da nossa anterior estadia em Dezembro 2006 com o Lousã-Estrela2006

 

Na zona de Idanha-a-Nova sugerimos opcionalmente os seguintes alojamentos para as noites de 4 Out e/ou 06Out:

Hotel Campismo

Hotel IdanhaCaça ***

Ladoeiro

Tel. 277 927 130 Fax. 277 927 515 

 

Condições especiais 15% desconto para participantes :

Single: 42,5 euros  (balcão 50 euros)

Duplo: 29,8 euros (balcão 70 euros/quarto)

Triplo: 26,3 euros (balcão 75+17,5 euros)

Camping Orbitur-Idanha

Junto barragem Marechal Carmona

 

Reservas:   Tel. 218 117 000   Fax. 218 117 034

Camping:   Tel. 277 202 793   Fax. 277 202 945

 

Por forma a ser possível assegurar o alojamento, nesta época difícil de fim-de-semana alargado, agradecemos, que nos envie preferencialmente a sua inscrição até 4ªfeira dia 3 Outubro, por um dos seguintes contactos:

Mail:

Fax: 210 821 838

TM: 913 086 960

 

A Ficha de Inscrição pode ser descarregada a partir daqui ou pedida para um dos contactos.

 

Clique para descarregar Ficha de Inscrição 

 

Para conhecer em detalhe as condições de prestação deste serviço recomendamos a leitura atenta das Condições de Participação.

  é uma iniciativa da  Alvará 65/2006 D.G.Turismo

Algumas das actividades são organizadas em parceria com Agências de Viagens