Fim-de-semana de montanha em Moto4

 

 

MARAVILHAS DE PORTUGAL

LOUSÃ-ESTRELA

Ida & Volta

 

Lousã, dias 1 e 2 Dezembro 2006

 

FOTOGRAFIAS

Na quinta-feira à noite começaram a chegar as primeiras motas à Lousã e ainda houve quem já aproveitasse para jantar em conjunto e falar das suas máquinas de paixão...

Sexta-feira antes da hora já o ponto de encontro estava inundado de motas ávidas de muita, muita pista que ligaria Lousã às trutas e ao borrego que nos esperavam em Unhais da Serra.

Pelo meio muitos quilómetros pelos deslumbrantes cumes das serras, dominando toda toda a região...

Aqui e ali, pequenas aldeias serranas lembravam com as suas casas de xisto tempos em que famílias inteiras cultivavam cada centímetro destas serras e dividiam, ao jantar, uma sardinha para todos... 

Os caminhos, abandonados e fustigados pela intempérie que se tem feito sentir, exigiram muito trabalho que os participantes fizeram entusiasmados enquanto se inebriavam com a paisagem.

Pelo meio, montou-se uma mesa de campanha, e piquenicou-se, ali mesmo, em pleno monte e com uma sumptuosa paisagem em cenário.

À noite, uma rápida ligação em asfalto levou-nos ao Hotel em que pernoitámos na Covilhã.

Pela manhã, terminado o pequeno-almoço no hotel, arrancámos por pista rumo à Torre que nos esperava enfeitada de neve. Foi alegria e brincadeira geral.

Pouco depois descemos, inevitavelmente por asfalto, e ao primeiro carreiro rumámos a Piodão, onde um caldo verde, queijinho genuíno de ovelha, moelas e bifanas a todos confortaram das agruras da montanha.

Sempre animados e a bom ritmo, ao cair da noite chegávamos os carros que nos esperavam junto à GNR da Lousã.

Dois fabulosos dias que nos fizeram pensar quão bonito e selvagem é o nosso país... e como é bom descobri-lo em moto4!

Veja as fotografias

APRESENTAÇÃO

Aproveitando o fim-de-semana alargado propomos fazer a travessia Lousã-Estrela (Ida&Volta), Sexta-Feira (Feriado) e Sábado. O Domingo ficará livre para descansar, desfrutar desta bonita zona, ou regressar calmamente, ao gosto e ritmo de cada um!

A ida será por um deslumbrante percurso sempre pelos cumes das serras que ligam a Lousã à Estrela, revisitando algumas das nossas mais belas paisagens de montanha, por entre aldeias românticas e praticamente abandonadas...

Entrecortado por um piquenique rápido, e pelo reabastecimento, o percurso conduzir-nos-á a Unhais da Serra onde nos espera um reconfortante repasto beirão.

Finda a refeição faremos uma pequena ligação nocturna para digerir, e para chegarmos ao Hotel Santa Eufémia onde ficaremos alojados. As motas ficarão no parque do Hotel. 

Pela manhã faremos a subida até à Torre e iniciaremos o regresso, maioritariamente por fora de estrada conforme o ritmo e a hora do dia o permitam.

Este percurso de regresso, também muito bonito, desenvolver-se-á essencialmente pelos vales, passando, entre outros, em Piódão e em Gois...

O passeio terminará com o regresso à Lousã ao final do dia de Sábado.

Desejos de que vos agrade este extraordinário percurso, vos proporcione um excelente fim-de-semana em Moto4, e por entre belíssimas serranias!

Bom passeio !!!

PROGRAMA

Sexta-Feira, 01 Dez 2006

7:30 

Encontro junto ao Parque Municipal de Exposições da Lousã (N40º06.663 W8º 14.991)

8:00 

Briefing e partida. Subiremos a serra, passando junto às aldeias Serranas de Casal Novo e Talasnal, para prosseguirmos sempre pelas linhas de cumes rumo à Estrela. 

13:00 

Almoço rápido em forma de piquenique

14:00 

Continuação do percurso pelo cimo das Serras após o que derivaremos rumo a Unhais da Serra.

19:00 

Jantar em Unhais da Serra onde nos espera um delicioso petisco que reconfortará e será o mote para um grande momento de convívio

20:30 

Ligação ao Hotel Santa Eufémia em que ficaremos alojados

Sábado, 02 Dez 2006

8:00 

Pequeno Almoço no Hotel

9:00 

Partida para o percurso que levará à Torre e descida pelo lado de Seia, retomando o fora de estrada com passagem em Vide, Piodão e Gois. 

13:00 

Almoço rápido em forma de piquenique

14:00 

Continuação do percurso por fora de estrada. Dependendo do andamento a parte final do percurso poderá ser convertida em asfalto.

19:30 

Chegada à Lousã

ESTILO DO PASSEIO

Alinhado com o nosso lema "passear sem perturbar", o percurso será realizado em ritmo de passeio, sem evitar obstáculos, mas transpondo-os calmamente, sempre em segurança, e no rigoroso respeito pela natureza, pelas populações e pelos restantes participantes. 

 

A navegação será feita recorrendo a um Método de Rotação que chamará os participantes a ter uma participação activa no desenrolar do percurso.

 

Sugerimos a observação dos Cuidados de Circulação que estamos convictos contribuirão para que tiremos o melhor partido das nossas saídas de Moto4, sem incidentes, e para tornar esta nossa actividade sustentável a prazo.

 

Desejamos que seja um passeio agradável, com um bom petisco e entre amigos!

 

Espero que possam vir e apreciem!

 

PREÇO

 

O programa importa em 75 euros e inclui a organização do passeio, dois almoços em piquenique e o jantar de Sexta-Feira em restaurante. Desconto de 10 euros para o acompanhante na mesma mota.

 

Acresce o alojamento e pequeno almoço buffet no Hotel Santa Eufémia, na Covilhã na noite de 1 para 2 de Dezembro aos seguintes valores por pessoa:

Quarto individual Quarto duplo Quarto triplo (duplo+cama)
35 euros 25 euros 22 euros

 

Na Lousã sugerimos opcionalmente os seguintes alojamentos para as noites de 30 Nov e/ou 2 Dez:

Requintado Económico

Meliá Palácio da Lousã Boutique Hotel ****

Largo de Viscondessa de Espinhal - Lousã

Tel.239 990 800 Fax.239 990 801 www.palaciodalousa.com

Veja as Condições Especiais para Participantes

Residencial Martinho (ESGOTADA)

Av. Movimento das Forças Armadas - Lousã

Tel.239 991 397   TM:965 063 587   Fax:239 994 335

Quarto duplo: 30 euros

Quarto individual: 20 euros

Residencial Bem Estar (3ª)

Av. Movimento das Forças Armadas - Lousã

Tel.239 991 445

Quarto duplo: 25 euros

Quarto individual: 18 euros

 

Por forma a ser possível assegurar o alojamento, nesta época difícil de fim-de-semana alargado, agradecemos, e recomendamos, que se inscreva o mais rápido possível, e preferencialmente até ao dia 22, por um dos seguintes contactos:

Mail: inscreve@quadexplorer.com

Fax: 210 821 838

TM: 913 086 960

 

A Ficha de Inscrição pode ser descarregada a partir daqui ou pedida para um dos contactos.

 

Clique para descarregar Ficha de Inscrição 

 

Para conhecer em detalhe as condições de prestação deste serviço recomendamos a leitura atenta das Condições de Participação.

  é uma iniciativa da  Alvará 65/2006 D.G.Turismo

Algumas das actividades são organizadas em parceria com Agências de Viagens