Cuidados de Circulação

A realização de actividades em grupo, em zonas muitas vezes povoadas e/ou de sensibilidade ecológica, implica um conjunto de cuidados visando a sua sustentabilidade e a minimização da interferência nas sociedades e nos eco sistemas locais. Acresce que alguns cuidados adicionais podem em muito melhorar a fruição da actividade pelos restantes participantes e evitar a ocorrência de incidentes que comprometeriam o propósito da actividade: proporcionar-lhe um momento memorável ! 

Nesta perspectiva relevamos cinco tipos de cuidados:

Para que as actividades que preparamos especialmente para si sejam o maior sucesso, aconselhamos uma leitura atenta destas recomendações.

Queremos proporcionar-lhe momentos inesquecíveis de moto4, na natureza  e entre amigos. 

Divirta-se!

 

Cuidados Gerais
  • Os horários de partida devem ser respeitados por forma a evitar esperas ingratas aos restantes participantes e no limite comprometer a realização na integra da actividade agendada no prejuízo de todos
  • Procurar-se-á fornecer sempre locais de reencontro para permitir que os participantes que se atrasem, ou se percam, se juntem ao grupo
  •  Nas partidas, será dada uma tolerância de 1/4 de hora. Podendo o elemento atrasado juntar-se ao grupo num dos pontos de reencontro
  • Respeite as instruções e recomendações dos guias e organizadores

Preserve o Ambiente
  • Não circule fora dos trilhos ou caminhos
  • Pare ou estacione nos locais apropriados, no caminho ou o mais junto a ele, sem molestar a natureza e sem prejudicar quem possa passar
  • Sempre que parar desligue o motor, permitindo-lhe a si e aos outros participantes de ouvir os sons do ambiente e diminuir a perturbação dos eco sistemas
  • Respeite as normas referentes a ambientes naturais e agrícolas, nomeadamente em zonas de protecção ambiental ou paisagística
  • Não deixe lixo nem marcas da sua presença
  • Não lance pontas de cigarro acesas. Uma pequena chama pode provocar um enorme incêndio!
  • Não destrua a vegetação
  • Procure não perturbar a vida animal

Respeite as Populações e os Demais Participantes
  • Feche as cancelas que abrir. Normalmente elas não estão lá para o impedir de entrar mas para evitar que os animais de pasto saiam e se extraviem!
  • Dê prioridade a pessoas e animais
  • Ao passar junto de pessoas e animais faça-o com velocidade reduzida
  • Evite levantar pó, especialmente junto de habitações ou pessoas
  • Não danifique desnecessariamente os caminhos ou a vegetação fazendo piões ou outras manobras evitáveis

Previna os Incidentes
  • Respeite as regras do Código da Estrada (do país visitado) mesmo em pista
  • A simpatia não é lei mas deve-se aplicar
  • Siga encostado a direita (ou á esquerda nos casos dos países de circulação pela esquerda)
  • Evite ultrapassagens entre elementos do grupo
  • Mantenha uma distancia do elemento predecessor que permita parar ou desviar, sem consequências e em segurança no caso deste travar a fundo repentinamente
  • Evite manobras bruscas ou intempestivas que possam não ser previstas pelos elementos sucessores e possam causar acidente
  • Tenha uma condução defensiva prevendo e evitando as situações de perigo, especialmente em condições de tráfego intenso. Não enfrente um veículo mais pesado: perde-se sempre
  • Circule a uma distancia do elemento predecessor, que permita a entrada doutro veículo, entre os dois elementos, após ultrapassagem
  • Se tiver que parar, faça-o de forma visível e, se pretender que os outros elementos também parem, faça-o preferencialmente em parques ou locais onde caibam todos
  • Quando algum elemento deparar com alguma condição ou situação de perigo que possa não ser percebida pelos sucessores, deverá parar, anulá-la, sinalizá-la ou indicá-la a todos os sucessores
  • Preste ajuda e assistência aos outros elementos quando necessitados
  • Apresente-se equipado, em boa condição física e com o veículo em adequadas condições técnicas que proporcionem um desenrolar normal da actividade
  • Não ultrapasse nunca os seus limites nem os da máquina que conduz

Quando em Pista

  • Circule prioritariamente pela direita. Só o fazendo pela esquerda, excepcionalmente, para superar algum obstáculo, tendo em atenção outros veículos, que possam aparecer por detrás ou pela frente
  • Se tiver que ultrapassar sinalize previamente o condutor da frente de que o vai fazer
  • Numa passagem perigosa, aguarde que o predecessor passe, antes de avançar. Após efectuar a passagem com sucesso aguarde para se certificar de que o seu sucessor também passou com sucesso e não precisa de auxilio
  •  Na aproximação a uma curva sem visibilidade, modere a velocidade, particularmente numa via estreita. Lembre-se, que pode vir em sentido contrário, outro veículo, com a mesma ou maior velocidade!!

 

 

Respeite as Regras de Circulação/Navegação

Na circulação em grupo podem utilizar-se vários métodos. O método seleccionado pode ser o mesmo ao longo da actividade ou pode variar etapa a etapa conforme a sua especificidade. É essencial que cada participante tenha a ideia clara do método em utilização a cada momento bem como o seu exacto significado

O desconhecimento do método em uso ou das respectivas regras pode levar a que um ou mais participantes se percam do resto do grupo.

Daí a nossa forte recomendação a que os participantes leiam atentamente as seguintes linhas que descrevem os métodos que habitualmente utilizamos, bem como o nosso exacto entendimento de cada método.

Tipos de Circulação:

  1. Livre - Quando seja indicado um destino determinado ou no regresso após conclusão do passeio propriamente dito
  2. Condicionado - Quando seja fornecido indicação do percurso, nomeadamente, croqui, 'roadbook', cartografia ou dados digitalizados e/ou pontos de encontro
  3. Em Coluna - Quando os elementos do grupo vão juntos, nomeadamente, quando existam elementos que não têm registos do percurso, dificuldades em o seguir isolados ou preferência por seguir em conjunto

Métodos para Circulação "Em Coluna":

  • "À Vista" - Cada participante nunca pode perder de vista o seu sucessor
  • "Separado Sequencial" - Não é necessário manter o contacto visual com o veículo sucessor. Siga sempre a pista principal e quando houver possibilidade de dúvida encontrará o veículo antecessor a indicar o caminho. Deverá tomar o seu lugar e aguardar aí pelo seu sucessor. Quando o sucessor chegar, ele tomará o seu lugar, e você poderá partir seguindo sempre a pista principal até que reencontre o seu antecessor mais uma vez parado à sua espera

Sequências veículos: A BCD  (sempre inalterada)

  • "Rotação ao Último" - Semelhante ao método sequencial não precisa manter o contacto visual com o antecessor, segue sempre pela pista principal e, quando houver possibilidade de dúvida, encontrará um outro participante ou organizador para lhe indicar o caminho. A diferença reside em que seguirá sempre a rolar as indicações que lhe forem sendo dadas até atingir o Veículo de Abertura. Quando houver ambiguidade o Veículo de Abertura far-lhe-á sinal para parar e aí deve permanecer a indicar o caminho aos outros participantes até que chegue o último. Ao ver chegar o último deverá integrar-se na coluna em último.

Sequências veículos: A BCD  >  A CDB  >  A DBC  >  A BCD

  • "Rotação ao Penúltimo" - Semelhante ao método sequencial não precisa manter o contacto visual com o antecessor, segue sempre pela pista principal e, quando houver possibilidade de dúvida, encontrará um outro participante ou organizador para lhe indicar o caminho. A diferença reside em que seguirá sempre a rolar as indicações que lhe forem sendo dadas até atingir o Veículo de Abertura. Quando houver ambiguidade o Veículo de Abertura far-lhe-á sinal para parar e aí deve permanecer a indicar o caminho aos outros participantes até que chegue o Veículo de Fecho. Ao ver chegar o Veículo de Fecho deve integrar-se na coluna em penúltimo (à frente do Veículo de Fecho). 

Sequências veículos: A BCD F  >  A CDB F  >  A DBC F  >  A BCD F

A diferença entre os dois métodos de circulação é que na "Rotação ao Último" rodam todos os veículos menos o de Abertura, e na "Rotação ao Penúltimo" rodam todos menos o de Abertura e o de Fecho.

Princípios Importantes para os Métodos Sequencial e de Rotação:

  • Em cada cruzamento em que não encontre ninguém deve seguir pelo:

  1. Caminho principal

  2. Em igualdade de circunstâncias: em frente

  3. Em todos os outros casos e em situações dúbias ou confusas deve-se, sempre!, esperar pelo sucessor

  4. Caso falhem todas as anteriores, e passado algum tempo, volte a trás, rigorosamente pelo percurso percorrido, até ao último ponto em que encontrou um veículo parado

  5. Se a dúvida persistir ligue para os contactos da Organização

  6. Em caso algum abandone o percurso sem avisar previamente a Organização (isso levaria os restantes participantes a perderem-se)

  7. A Organização acordará consigo um ponto de reencontro

~ || ~

 

  é uma iniciativa da Alvará 65/2006 D.G.Turismo

Algumas destas actividades são organizadas em parceria com Agências de Viagens