Todo-o-terreno além fronteiras !  

 

PASSEIO TRANSFRONTEIRIÇO

ROTA DO CONTRABANDO

Portugal - Espanha

Mértola - Serpa - Paymogo - Puebla de Gusmán 

Vale do Poço -  Sábado, 13 Setembro 2008

Ayuntamiento de Paymogo

Ayuntamiento de Puebla de Gusmán

 

FOTOGRAFIAS 

Veja as fotos...

 

 

VI Feira Transfronteiriça 

de Vale do Poço

A "Feira Transfronteiriça de Vale do Poço" é uma feira agropecuária, que vai já na sua sexta edição e tem vindo a atrair cada vez mais visitantes portugueses e espanhóis. Na feira, para além das áreas destinadas à venda de produtos como o queijo, pão, mel, enchidos, frutos e ervas aromáticas, carvão vegetal entre outros, haverá um sector específico de exposição e venda de gado, e outro destinado a maquinaria,  alfaias agrícolas e rações. A animação e as tasquinhas com os sabores regionais atraem cada vez mais visitantes que, embora não estejam ligados ao sector, vêem em busca da animação, dos bons petiscos e dos bons vinhos regionais. Programa VI Feira Transfronteiriça

A Câmara Municipal de Mértola, a Câmara Municipal de Serpa, o Ayuntamiento de Paymogo, o Ayuntamiento de Puebla de Gusman e a Merturis, organizadores da VI Feira Transfronteiriça de Vale do Poço,  convidam-nos à descoberta, por fora de estrada, dos fascínios e paladares desta belíssima região transfronteiriça. 

Passeio Transfronteiriço

ROTA DO CONTRABANDO

Integrado nas actividades de animação da feira, o Passeio Transfronteiriço - Rota do Contrabando promete um grande dia de aventura e lazer, em que descobriremos com as nossas máquinas os recantos mais desafiantes e belos da região, e provaremos os melhores petiscos.

Partiremos pela manhã de Vale do Poço, onde deixaremos os nossos carros e atrelados em segurança num parque que nos será reservado.

Após uma curta travessia do Parque Natural do Vale do Guadiana e de uma breve passagem junto à vila da Mina de São Domingos e à sua bela albufeira rumaremos para Espanha pela antiga rota do contrabando - a Volta Falsa. Atravessaremos o Rio Chanza, que divide os dois países, e embrenharnos-emos nas serras espanholas até à Vila de Paymogo, onde faremos uma pausa para tomar um café ou beber una caña (solo una!). 

Abasteceremos na Galp de Paymogo, a preços de espanha, e rumaremos para norte por um conjunto de estreitos carreiros e aceiros que nos levarão a passar a fronteira a salto e a chegar a São Marcos, onde veremos as ruínas dos antigos postos da temida Guarda Fiscal. 

Alguns estradões rolantes darão rapidamente lugar a caminhos estreitos e sinuosos que nos levarão por entre belíssimas paisagens ao majestoso  Pulo do Lobo, cascata natural do Rio Guadiana, através da qual o rio se embrenha num profundo canal talhado na rocha pelas águas ao longo de milhares de anos. 

Rumaremos então pelas serras, por um percurso muito bonito, até Vale do Poço, onde faremos uma curta pausa para guardar as máquinas nos atrelados e preparar para jantar, para o que a organização da feira teve a cortesia de nos disponibilizar uns balneários. 

No respeitante à alimentação, poderá contar com um  piquenique ligeiro, uma prova de produtos regionais e um jantar regional. 

O piquenique será servido a meio do percurso, numas sombras junto a umas ribeiras em local de  deslumbrante paisagem de serra alentejana.

A prova de produtos regionais realizar-se-á ante o majestoso cenário do Pulo do Lobo.

O Jantar será servido num espaço reservado, numa das tasquinhas regionais, e rodeado de todo o ambiente festivo e a animação da Feira.

O percurso com uma extensão de 133km necessitará de uma autonomia aproximada de 95km e terá alguns troços rolantes que alternarão com zonas sinuosas e lúdicas em que se exigirá algum trabalho de condução e em que será um permanente atractivo a deslumbrante paisagem.

Relembramos que como sempre o programa se desenvolverá em "ritmo de passeio", e num profundo respeito pela natureza, pelas populações e pelos demais participantes, fazendo jus ao nosso lema "Passear sem Perturbar". 

Tenha um grande passeio !

 

PROGRAMA

 

8:00 

Encontro em Vale do Poço (N37 45.740 W7 32.254), que se situa junto à estrada entre Serpa e a Mina de S.Domingos. 

9:30 

Briefing e partida. Saindo de Vale do Poço, atravessaremos o Parque Natural do Vale do Guadiana, passaremos pelo norte da vila da Mina de São Domingos e da albufeira, para rumarmos a Espanha através da Volta Falsa (antiga rota do contrabando). Rumaremos então a Paymogo, vila espanhola em que faremos uma pausa para abastecimento e café. Continuaremos para norte pelas serras que nos conduzirão à passagem a salto e aos emocionantes corta-fogos de São Marcos

12:00 

Almoço em piquenique junto a uma ribeira

13:00 

Continuação do percurso, rumo ao Pulo do Lobo onde nos espera uma Prova de Produtos Regionais. Regresso ao Vale do Poço por um percurso acidentado e belo, bem pelo meio das serranias

18:15 

Carregamento das motas nos atrelados, duches e preparação para o jantar

19:00 

Jantar regional numa das tasquinhas da feira em que os ingredientes, os temperos e a pinga não passarão despercebidos...

 

Desejos de um grande dia de aventura!

 

 

ESTILO DO PASSEIO

Alinhado com o nosso lema "passear sem perturbar", o percurso será realizado em ritmo de passeio, sem evitar obstáculos, mas transpondo-os calmamente, sempre em segurança, e no rigoroso respeito pela natureza, pelas populações e pelos restantes participantes. 

 

A navegação será feita recorrendo a um Método de Rotação que chamará os participantes a ter uma participação activa no desenrolar do percurso.

 

Sugerimos a observação dos Cuidados de Circulação que estamos convictos contribuirão para que tiremos o melhor partido das nossas saídas de Moto4, sem incidentes, e para tornar esta nossa actividade sustentável a prazo.

 

Desejamos que seja um passeio agradável, com um bom petisco e entre amigos!

 

Espero que possam vir e apreciem!

 

PREÇO

 

O programa importa em 45 euros. Inclui a organização do passeio, seguro, piquenique, prova de produtos regionais e  jantar de encerramento (aos participantes que não possam jantar serão deduzidos 10€ no valor da inscrição).

 

Agradecemos que se inscreva preferencialmente até ao dia 10 Setembro por um dos seguintes contactos:

Mail:

Fax: (+351)  210 821 838

TM: (+351)  914 669 890

 

O Boletim de Inscrição pode ser descarregado a partir daqui ou pedido para um dos contactos. 

Clique para descarregar Ficha de Inscrição

 

Caso necessite de alojamento poderá obter todo o apoio, para conhecer a oferta local e seleccionar a opção que mais lhe agrade, através do seguinte contacto:

MERTURIS - Empresa Municipal de Turismo

A/C Sr. Dr. João Rolha

Tel.: (+351)  286 618 033

 

Para conhecer em detalhe as condições de prestação deste serviço recomendamos a leitura atenta das Condições de Participação.

  é uma iniciativa da  Alvará 65/2006 D.G.Turismo

Algumas das actividades são organizadas em parceria com Agências de Viagens