RECANTOS ESQUECIDOS

 

Beleza e Aventura

Trilhos da

(Ri)Beira

Proença-A-Nova -  Sábado, 22 Novembro 2008

 

FOTOGRAFIAS 

Veja as fotos...

 

 

APRESENTAÇÃO

Rodeados de Ribeiras serpenteando a toda a volta, e num terreno acidentado pela Serra de Alvelos, fomos descobrir trilhos românticos e estreitos ligando aldeias esquecidas e quase abandonadas.

Uma viagem a uma Beira muito interior, esquecida, e por poucos conhecida. Uma Beira que muito tem para nos oferecer na sua genuína beleza e hospitalidade, como no deslumbre da sua paisagem, na beleza das suas pequenas aldeias e na variedade dos seus estreitos trilhos, entrecortados por belíssimas ribeiras de água transparente e repletas de pequenos e sedutores açudes. 

Acompanharemos e atravessaremos (entre outras) as belíssimas Ribeiras de Isna e da Freixada,  e quase sobrevoaremos o magnífico Rio Ocresa em terras acidentadas pela Serra de Alvelos, percorrendo caminhos estreitos e acidentados ligando românticas aldeias esquecidas que se vão apagando do mapa.

Partindo de Proença-A-Nova descobriremos com os nossos moto4s as belezas e as dificuldades de cerca de 130kms de estreitos e acidentados caminhos por onde até há bem pouco tempo os carros de bois ligavam as aldeias...

Será um percurso variado com muita beleza, aventura e condução, a que as sempre presentes dificuldades naturais conferirão um carácter muito lúdico embora sempre acessível a todos.  

Será um dia de grande aventura, com uma condução muito desafiante, onde bonitas paisagens intercalarão com trilhos mais técnicos, a saborear em grande convívio e acompanhado por deliciosos petiscos que seleccionámos especialmente para si...

Como sempre, um dia a viver e saborear em grande aventura e convívio e a terminar em mais um petisco da nossa bela gastronomia. 

Tenha um grande dia em beleza (e aventura em Moto4) !

 

PROGRAMA

 

8:30 

Encontro em Proença-A-Nova no parque de estacionamento frente à Farmácia Rosa (N39 44.951 W7 55.371), que se situa no centro de Proença-a-Nova, a 100m do Terminal Rodoviário 

9:00 

Briefing e partida. Seguindo para sul acompanharemos e passaremos várias ribeiras até ao Rio Ocresa numa extensa região muito bela, selvagem e inexplorada.

12:30 

Refeição ligeira 

13:15 

Continuação do percurso rumo a norte para cruzarmos a serra rumo à magnifica Ribeira de Isna, serpenteando num profundo leito de rocha entrecortado por primitivas aldeias de pedra. 

18:30

Regresso aos carros, carregamento das motas e preparação para o jantar

19:00

Jantar perto do ponto de partida em grande convívio e saboreando um belíssimo repasto regional em que não faltarão os maranhos, a chanfana e o bom vinho...

 

 

Uma zona de eleição,

Um excelente percurso,

Um petisco seleccionado,

Viva-o e aprecie-o, 

em grande convívio!

ESTILO DO PASSEIO

Alinhado com o nosso lema "passear sem perturbar", o percurso será realizado em ritmo de passeio, sem evitar obstáculos, mas transpondo-os calmamente, sempre em segurança, e no rigoroso respeito pela natureza, pelas populações e pelos restantes participantes. 

 

A navegação será feita recorrendo a um Método de Rotação que chamará os participantes a ter uma participação activa no desenrolar do percurso.

 

Sugerimos a observação dos Cuidados de Circulação que estamos convictos contribuirão para que tiremos o melhor partido das nossas saídas de Moto4, sem incidentes, e para tornar esta nossa actividade sustentável a prazo.

 

Desejamos que seja um passeio agradável, com um bom petisco e entre amigos!

 

Espero que possam vir e apreciem!

 

PREÇO

 

O programa importa em 50 euros. Inclui a organização do passeio, seguro, brinde, almoço ligeiro , jantar de encerramento (aos participantes que não possam jantar serão deduzidos 10€ no valor da inscrição; ao acompanhante na mesma mota será feito um desconto de 5€ no valor da inscrição)

 

Na zona de Proença-a-Nova sugerimos opcionalmente os seguintes alojamentos:

Requintado Prático

Pousada Proença-a-Nova - Amoras

Proença-a-Nova

Tel. 274 670 210/1 Fax. 274 670 219

Bungalows Aldeia Ruiva

Aldeia Ruiva - Junto à Praia Fluvial

 Tel. 932 740 007   Fax. 274 672 697

 

Pensão Residencial O Francês

Proença-a-Nova

Tel. 274 671 157

 

 

 

Agradecemos que se inscreva preferencialmente até ao dia 19 por um dos seguintes contactos:

Mail:

Fax: 210 821 838

TM: 914 669 890

 

O Boletim de Inscrição pode ser descarregado a partir daqui ou pedido para um dos contactos.

Clique para descarregar Ficha de Inscrição

 

Para conhecer em detalhe as condições de prestação deste serviço recomendamos a leitura atenta das Condições de Participação.

  é uma iniciativa da  Alvará 65/2006 D.G.Turismo

Algumas das actividades são organizadas em parceria com Agências de Viagens