O Fascínio do Alentejo  

 

MARAVILHAS DE PORTUGAL

SERRANIAS 

DA RAIA

Novo Percurso

Mértola - S.Domingos - Albufeiras 

Parque Natural do Vale do Guadiana

Licenciado pelo ICN

S.Domingos -  Sábado, 8 Março 2008

 

FOTOGRAFIAS

 

O bom tempo e a boa disposição acompanharam-nos num fabuloso dia em que em ritmo de passeio e sem grandes dificuldades técnicas visitámos (e muitos fotografaram) uma das mais belas regiões do Alentejo. O piquenique junto a uma ribeira, o grande convívio e a beleza envolvente foram inesquecíveis. Ficou mais uma vez patente o potencial das nossas máquinas para grandes momentos na natureza...

 

 

 

Veja as fotos...

 

 

APRESENTAÇÃO

O passeio desenvolver-se-á na sua quase totalidade no Parque Natural do Vale do Guadiana através de licenciamento especial do ICN.

Contamos com a colaboração de um dos técnicos do PNVG que fará um curto brieffing sobre o Parque Natural do Vale do Guadiana, em que nos explicará o que iremos observar, que espécies alberga e que cuidados há que ter neste deslumbrante parque natural.

Partiremos da vila de S.Domingos, passando pela ruína da antiga mina e rumaremos a norte por um novo percurso até às Albufeiras de Facho e de Viegas por fascinantes serranias repletas de vida animal… 

Estradões rolantes alternarão por caminhos estreitos e sinuosos que pelo meio da serra nos conduzirão às Albufeiras.

Após uma curta paragem retomaremos o percurso para já no caminho descendente nos determos junto a umas ribeiras para um piquenique numa deslumbrante paisagem de serra alentejana.

Continuaremos então a descida até ao Pomarão para daí regressarmos a São Domingos pela via ferrea da mina (repetindo este bonito troço percorrido o ano passado em sentido inverso ).

Depois de carregadas as motas rumaremos a Moreanes (em caminho para Mértola) onde o restaurante O Pires nos reserva um novo e sucolento jantar regional em que a qualidade dos produtos e a subtileza dos temperos voltarão certamente a surpreender alguns dos nossos paladares mais citadinos...

O percurso com uma extensão de 144km necessitará de uma autonomia de 90km e será na sua maioria rolante e sem dificuldades especiais, que alternarão com zonas mais sinuosas e lúdicas em que serão um permanente atractivo as deslumbrantes paisagens desta belíssima região alentejana em que neste mês costumam começar já a despontar as primeiras flores...

Relembramos que como sempre o programa se desenvolverá em "ritmo de passeio", e num profundo respeito pela natureza, pelas populações e pelos demais participantes, fazendo jus ao nosso lema "Passear sem Perturbar". 

Um percurso que poderá bem vir a ser um dos nossos melhores passeios, em especial numa altura em que o Alentejo já se encontra florido!

 

 

PROGRAMA

 

8:30 

Encontro em S.Domingos no parque frente à Residencial S.Domingos (N37 40.276 W7 30.066) 

9:00 

Briefing e partida. Saindo de S.Domingos rumo a norte passando pela ruina da mina. 

12:00 

Almoço em piquenique junto a uma ribeira

13:00 

Continuação do percurso, prova de queijos regionais, abastecimento e continuação do percurso para o Pomarão, daí rumando pelo trilho da linha férrea da mina até S.Domingos.

18:00 

Carregamento das motas e preparação para o jantar

19:00 

Jantar em Moreanes num restaurante em que os ingredientes, o petisco e a pinga não passarão despercebidos...

 

Desejo de um grande dia em Moto4!

 

 

ESTILO DO PASSEIO

Alinhado com o nosso lema "passear sem perturbar", o percurso será realizado em ritmo de passeio, sem evitar obstáculos, mas transpondo-os calmamente, sempre em segurança, e no rigoroso respeito pela natureza, pelas populações e pelos restantes participantes. 

 

A navegação será feita recorrendo a um Método de Rotação que chamará os participantes a ter uma participação activa no desenrolar do percurso.

 

Sugerimos a observação dos Cuidados de Circulação que estamos convictos contribuirão para que tiremos o melhor partido das nossas saídas de Moto4, sem incidentes, e para tornar esta nossa actividade sustentável a prazo.

 

Desejamos que seja um passeio agradável, com um bom petisco e entre amigos!

 

Espero que possam vir e apreciem!

 

PREÇO

 

O programa importa em 45 euros + 5 euros licença ICN. Inclui a organização do passeio, seguro, piquenique, jantar de encerramento (aos participantes que não possam jantar serão deduzidos 10€ no valor da inscrição) e licenças para circular no P.N.V.Guadiana.

 

Agradecemos que se inscreva preferencialmente até ao dia 6 Março por um dos seguintes contactos:

Mail:

Fax: 210 821 838

TM: 914 669 890

 

O Boletim de Inscrição pode ser descarregado a partir daqui ou pedido para um dos contactos.

Clique para descarregar Ficha de Inscrição

 

Em S.Domingos sugerimos opcionalmente os seguintes alojamentos para as noites de 7 Mar e/ou 8 Mar:

Requintado Económico

Hotel Estalagem S.Domingos (5*)

www.hotelsaodomingos.com

recepcao@hotelsaodomingos.com

Tel. 286 640 000

Fax 286 640 009

 

Pensão S.Domingos

Tel. 286 647 187

Fax. 286 647 044

Valores:

Single B&B: 20 euros 

Duplo B&B: 35 euros

Triplo B&B: 50 euros

 

Para conhecer em detalhe as condições de prestação deste serviço recomendamos a leitura atenta das Condições de Participação.

  é uma iniciativa da  Alvará 65/2006 D.G.Turismo

Algumas das actividades são organizadas em parceria com Agências de Viagens