MARROCOS'10

A Grande Travessia

DUNAS - PISTAS DAKAR - PRAIA

1050 km pista

De 9 a 18 Abril 2010

5 dias inesquecíveis de pura aventura em Moto4

Cruze a maior zona dunar de Marrocos - Erg Chegaga

Faça deslumbrantes pistas do Dakar - 

- M'Hamid - Tata - Assa - TanTan

72Km pela praia - Plage Blanche

Viva o entardecer em Marrakech - Jma El Fna

Com 5,5 dias úteis => 9,5 dias emoção !

Inscrições abertas até 12 Março 2010  

ou um máximo de 20 motas inscritas  

Fotografias MARROCOS - ESPECIAL DUNAS (OUTUBRO 2008)

     

   

   

 Veja as fotografias...

Fotografias da II Edição MARROCOS - DUNAS E OASIS (Abril 2007)

    

 

 Veja as fotografias...

Fotografias da I Edição MARROCOS - DUNAS E OASIS (Setembro 2006)

Veja as fotografias...

Sobre esta expedição...

Depois das nossas apreciadas expedições "Marrocos - Dunas e Oasis do Anti-Atlas", "Marrocos - Exotismo e Magia do Norte" e "Marrocos - Especial Dunas", regressamos ao sul com um programa absolutamente único e grandioso MARROCOS - A GRANDE TRAVESSIA DO SUL que, com uma edição única, de 09 a 18 Abril 2010, irá seguramente tornar-se a mais impressionante das expedições até hoje realizadas pela QuadExplorer.

A dupla travessia do Erg Chegaga - a mais extensa zona dunar de Marrocos - a grande travessia do Sahara de M'hamid até ao Cabo Drâa ao longo de 888km de pistas, muitas delas pistas clássicas do Dakar, mais de 72km pela praia e dunas junto ao mar, e o fim da tarde em Marrakech e o pôr-do-sol na Praça Jma-El-Fna .

Uma seleccionada hotelaria assegurará o descanso ao fim de cada etapa, numa das noites acamparemos em khaimas ou bivouacs, que são tendas tradicionais dos povos nómadas do deserto no meio das dunas e em duas noites acamparemos em autonomia no deserto

Para total comodidade a nossa viatura 4x4 de apoio assegurará o transporte das bagagens  e de alguns spares mecânicos de hotel em hotel, e a assistência em pista. Na mota apenas precisará de levar combustível, água, farnel e material para reparar um furo (tacos).

Com claro enfoque nas dunas e no prazer da condução no deserto, será um programa inesquecível em moto4, em que descobrirá Marrakech - a mais fascinante cidade imperial de Marrocos - cruzará o grande sul, e descobrirá um povo imensamente hospitaleiro

Se sonha saber o que é atravessar as dunas de moto4, como teria sido fazer as pistas do Dakar ( mas a velocidade reduzida! ), rolar pela praia livremente e conhecer de perto os fascínios do sul, desejamos que possa participar e apreciar, pelo menos tanto quanto nós apreciámos este percurso

Este será um marco na história do seu Moto4 !

Venha sentir a magia do deserto em Moto4   

Percurso

1ºDia (09-04-2010)    Lisboa - Asilah 

Saída de Lisboa por volta das 13h de Sexta-Feira
O ponto de encontro será à saída de Lisboa, na estação de serviço de Alcácer na A2, seguiremos então quase sempre por auto-estradas e vias rápidas até Tarifa, onde apanharemos o ferry que nos levará a Tanger. Concluídas as formalidades, abasteceremos as viaturas a "preços africanos" e faremos uma pequena ligação a Asilah (Arsila da nossa história) onde nos espera o acolhimento familiar de um hotel, muito pitoresco e ponto de paragem de muitas expedições 4x4, onde teremos uma ceia à nossa espera.  

2ºDia (10-04-2010) Asilah - M'Hamid

Após o pequeno almoço abandonaremos Asilah bem cedo para a mais longa ligação de estrada (1012km) que nos levará a M'Hamid.

Após 548km de boa autoestrada até Marrakech, atravessaremos o Alto Atlas por entre belíssimas paisagens de montanha e uma profusão de curvas que nos levarão a 2000m de altura para depois descermos para o Anti- Atlas. Passaremos em Ouarzazate e acompanharemos os belos palmeirais do Vale do Draa desde a zona de Agdz, passando por Zagora e até perto de M'Hamid.

Chegaremos tarde ao hotel em M'Hamid, pelo que descarregaremos as motas e faremos os preparativos para a partida apenas na manhã seguinte.

Estaremos então em condições de pensar no mergulho na piscina, no duche e no delicioso jantar que nos espera, em grande convívio e ansiosos pela Grande a Travessia que está para começar... e deliciados pelo ambiente de dunas e palmeirais que já nos envolvem...

3ºDia (11-04-2010) M'Hamid - Erg Chegaga

Depois do belíssimo pequeno almoço, descarregaremos as motas e faremos os preparativos para a pista e daremos um mergulho na piscina.

Por volta das 11h00 abandonaremos este paraíso dos palmeirais rumo ao mais extensa zona dunar de Marrocos - o Erg Chegaga. A etapa da manhã será curta, com apenas 80km rolantes, pois só pedremos abordar as dunas mais exigentes pela tarde, com a inclinação solar adequada.

Circulando ao longo do leito do Oued Drâa - o maior rio de Marrocos - faremos uma pausa no Oasis Sagrado, para nos deliciarmos com a refeição típica que nos aguarda. Findo o almoço, e depois de retemperar forças nos lindos palmeirais, partiremos já com o sol de feição... É que avizinha-se a primeira das ansiadas travessias de dunas da expedição e a leitura do terreno é muito difícil quando o sol está demasiado alto.

Partiremos então rumo ao interior do Erg cortando a direito pelo meio do Erg e transpondo as dunas numa fantástica travessia até ao extremo sul da zona dunar. 

Chegados a sul rumaremos então ao deslumbrante acampamento sobre as dunas de onde veremos o sol se por sobre a imensidão do Erg.

.

Jantaremos e pernoitaremos neste ambiente idílico e à luz das velas e das candeias, recordando as fabulosas aventuras da grande travessia dunar da tarde e dos prodígios das nossas máquinas, e pilotos, na transposição destas belíssimas dunas.

 

4ºDia (12-04-2010)    Erg Chegaga - Tata

Depois do pequeno almoço nas dunas prepararemos as nossas bravas Moto4s para a primeira grande etapa da Travessia.

Saídos do acampamento, atravessaremos alguns cordões de dumas e apanharemos uma pista rápida, várias vezes utilizada pelo Dakar e que nos conduzirá rumo à vila de Tata. 

Serão 233 km de pista maioritariamente rápida ladeando o Jbel Bani por entre belíssimas paisagens de deserto.

Fascinará a condução e o esplendor e profundidade da paisagem. 

O almoço será em autonomia a meio da etapa.

O jantar e a dormida também em autonomia serão na zona de Tata.

5ºDia (13-04-2010)    Tata - (Zona de) Assa 

Pela manhã, abasteceremos em Tata, compraremos pão fresco e retornaremos a pista. 

Ao longo dos cerca de 263km da etapa alternarão os troços rolantes com os troços de montanha e com a passagem por vários e impressionantes desfiladeiros. Será um dia a cruzar um deserto profundo e deslumbrante ao longo do qual as refeições serão em autonomia. Ao cair do dia montaremos o nosso acampamento numa zona de oásis, junto a um rio que corre num estreito desfiladeiro bem pelo meio destas extensões desérticas.

 

Um recanto belíssimo em que o verde da vegetação e a água contrastam de forma inebriante com a aridez bela e escultural das montanhas envolventes. 

Será um acampamento mágico, em plena autonomia, bem no coração do deserto, rodeado de vegetação e água, a saborear o petisco e a viver a unicidade daquele momento em grande convívio.

6ºDia (14-04-2010)    (Zona de) Assa - (Zona de) Tan-Tan

Depois de um reconfortante pequeno almoço, entregar-nos-emos à terceira etapa longa da viagem que com os seus 264km nos levará ao Albergue que já muito perto da costa, na zona de Tan-Tan, nos acolherá com o conforto e o acolhimento merecidos depois da longa travessia. 

A travessia começa com o abastecimento em Assa, ao fim de alguns quilómetros de pista, a que se segue uma pista muito lúdica que bordeja e cruza incessantemente o larguíssimo leito do Oued Drâa.

Depois do almoço em autonomia entraremos então numa zona muito técnica em que os moto4s mostrarão a sua superior agilidade face aos veículos 4x4 da assistência. Será nos últimos 78km da etapa que uma miriade de recortadas passagens farão as delicias dos Moto4s e farão suar os 4x4s.

Depois desta variada e longa etapa, o conforto do Albergue abrirá espaço para o convívio e para os relatos dos grandes momentos e aventuras do dia.

 

7ºDia (15-04-2010)    (Zona de) Tan-Tan - Bou-Jerif

Terminado o agradável pequeno almoço daremos inicio à quinta e última etapa desta grande travessia.

Ao fim de 24km chegaremos finalmente ao Oceano Atlântico, mais propriamente ao Cabo Drâa junto ao qual desagua o Oued Drâ - o maior rio de Marrocos e que vimos acompanhando desde M'hamid.

 Acompanhámos este grandioso rio ao longo da maioria dos 888km de pista já realizados nesta grandiosa expedição. Despedimo-nos agora do Oued Drâa que desagua serenamente no oceano. Rumaremos a norte bordejando a costa Atlântica ao longo de 35 km de belas falésias. Seguir-se-á então a transposição de um cordão de dunas que nos dará acesso à praia em que acompanharemos a costa num total de 72km de um percurso absolutamente único e fascinante.

Será uma pista de uma beleza absolutamente única em que poderemos conduzir livremente os nossos Moto4s pela praia por dezenas e dezenas de quilómetros de rara beleza.

Os últimos 35km desta fantástica etapa levar-nos-ão a um magnífico albergue onde os restantes carros e reboques já nos aguardam.

Será portanto uma etapa moderada e muito variada com um total 165km e recheada de beleza e condução numa mistura indescritivel.

Uma etapa muito bela que terminará num alojamento muito especial que estou certo irá deslumbrar...

Procuraremos chegar cedo por forma a carregarmos as motas nos atrelados antes do jantar... Depois do reconfortante banho jantaremos calmamente a recordar a grande aventura de 1059km de pista em que a condução, a paisagem e o grande convívio se fundiram numa aventura absolutamente única, inesquecível e, quiçá, irrepetível!

8ºDia (16-04-2010)    Bou-Jerif - Marrakech

Logo pela manhã, após o pequeno-almoço, partiremos rumo à sempre deslumbrante Marrakech, onde chegaremos ao início da tarde. Guardaremos os carros em parque, levamos a bagagem para o hotel e entregar-nos-emos a descobrir os encantos da mais famosa praça de Marrocos - Jma-El-Fna.

Encontraremos bancas de comida e sumos de laranja, ciganas a ler a sina, vendedores de ervas e preparados de medicina tradicional, contadores de histórias (que eram as telenovelas do antigamente), lutadores e encantadores de serpentes.

Poderá ainda visitar a Medina e os bazares, ver o por do sol de um terraço, beber deliciosos sumos de laranja e jantar nas bancas tradicionais que povoam, como cogumelos, a praça mal o sol se põe.

Será um serão muito exótico e inesquecível, que justificará bem a antecipação da partida para 6ª pela hora do almoço, e que constituirá uma pausa reparadora para A Grande Travessia do Sul de Marrocos em 1050km de pista do Sahara em Moto4, que já se avizinha... 

9ºDia (17-04-2010)    Marrakech - Asilah

Bem cedo pela manhã, e depois do pequeno almoço, despedir-nos-emos com pena do hotel, bem junto à Praça Jma-El-Fna, para iniciarmos o regresso. Acabou a pista mas a grande aventura e convívio continuam por mais dois dias, agora repletos de aventuras e histórias para contar e recordar. Será uma etapa longa com 1029km de boas estradas e auto-estradas que nos levarão a Asilah.

O almoço rápido ocorrerá pelo caminho e lentamente, e com regularidade, chegaremos ao final do dia a Asilah onde pernoitaremos num hotel simples mas bastante agradável.

Será uma etapa dura que nos valerá um regresso mais tranquilo no dia seguinte.

10ºDia (18-04-2010)    Asilah - Lisboa

 

 

Bem cedo pela manhã tomaremos o pequeno almoço e arrancaremos rumo a Tanger para aí apanharmos o ferry que nos levará de regresso a Tarifa, à europa e às autoestradas que nos levarão de volta a nossas casas.

 

No bolso, mais que algumas prendas para a familia e os amigos, levaremos uma imensa aventura para contar e relembrar.

 

Levaremos  no olhar as dunas do mais extenso erg de Marrocos que atravessámos de forma impensável de lado a lado, as longas pistas do Dakar, a pista de 888km em que cruzámos o Sahara até ao Oceano, os 72km pela praia e pelas dunas junto ao mar, as noites no deserto, os mergulhos nas piscinas e as cervejas frescas em pleno deserto e um fabuloso ambiente de convívio e entreajuda ao longo de toda a aventura.

Momentos inesquecíveis, que ficarão para sempre na memória naquela que será seguramente a mais emocionante das expedições que a QuadExplorer até hoje realizou.

Se aprecia, não perca esta expedição ÙNICA em que compilámos para si, sem reservas, simplesmente, o melhor da condução no deserto para o seu Moto4.

 

Delicie-se !

Formato

Contráriamente às anteriores expedições o percurso de pista em Moto4 em Marrocos não é circular. Parte de M'hamid no interior desertico e termina perto de Guelmin junto à costa. Por esse motivo esta expedição pressupõe que cada participante se deslocará nas ligações, de Lisboa a M'hamid, e de Guelmin a Lisboa, em veículo da organização e sendo tambem o transporte do Moto4 assegurado em atrelado da organização. 

Fará um percurso de  5 dias no seu Moto4, em que a DRIFT assegurará o transporte de 1 mochila, de 20litros, de tenda e saco cama por participante. A organização assegura diariamente as rações em pista.

Um jipe de apoio da DRIFT, transportará a bagagem em pista e dará apoio em pista onde necessário. Se for necessário transportar mota, em percursos que extravasem o circuito previsto, os custos adicionais que esta deslocação acarrete deverão ser suportados pelo interessado, dando a DRIFT todo o necessário apoio.

Notas: 

- Os acompanhantes poderão, durante os dias do percurso em moto4, acompanhar em veículo 4x4 próprio, ou em veículos da organização. Neste último caso só será devido um extra de transporte se o número de acompanhantes exceder o número de lugares disponíveis em viatura da organização. Quem estiver interessado em acompanhar convém avisar-nos atempadamente para que se possa encontrar as soluções mais adequadas ao número de acompanhantes. Os acompanhantes acompanham o veículo de apoio da organização que fará as ligações em regra por estrada.

Ficha Técnica, Datas e Tarifas

Partida de Lisboa Sexta-feira, 09 Abril 2010 pelas 12:30
Partida em Moto4 de M'hamid Domingo, 11 Abril 2010
Chegada em Moto4 a Guelmin (zona de) Quinta-feira, 16  Abril 2010
Chegada Lisboa Domingo, 18 Abril 2010
Dias em Moto4 em pista 5 dias em pista (11 a 15 Abril)  
Dias de Viagem 9,5
Noites 9
Dias de férias (dias úteis no período) 5,5
Deslocação de carro em asfalto 3500 km (total ida e volta) +900 km (transfer no sul)
Percurso em Moto4 1060 km
Etapa média diária 212 km
Autonomia mínima de combustível no Moto4 (deposito+jerrycans) 350 km (mínimo em pista de areia e dunas)
O programa inclui

Alojamento em regime de meia pensão (jantar e pequeno almoço) excepto: Marrakech (dormida e pequeno almoço) e nos dois dias de acampamento

Durante o percurso em pista serão asseguradas as rações em pista

Organização do passeio

Transporte de bagagem durante percurso em moto4 (max.20litros participante)

Assistência durante toda a estadia assegurada pela DRIFT Adventure

O programa não inclui Ferry, combustíveis das motas, voos, bebidas às refeições, despesas pessoais, almoços nos 5 dias em deslocação Lisboa-M'hamid e Guelmin-Lisboa, jantar nas tasquinhas em  Marrakech, Seguro de Acidentes Pessoais
Preço do programa por pessoa (quarto duplo) (3) 980 euros
Adicional quarto individual (3)  149 euros
Transporte de mota em atrelado da organização (3)(4)(5)

340 euros

Transporte de participante (3)(4)

270 euros 

Ferry Ida e Volta

Adulto 70 euros (2)

Carro 178 euros (2)

Atrelado Pequeno(1 mota) 81 euros (2)

Atrelado Grande 178 euros (2)

Data limite de inscrição Aceitamos inscrições até ao dia 12 Março 2010, contudo condicionadas à realização das respectivas reservas, que podem já ser difíceis de fazer. Aconselhamos vivamente a quem esteja realmente interessado, a efectuar atempadamente a inscrição. Visto que teremos de assumir compromissos, e efectuar pagamentos aos hotéis, teremos de ser rigorosos com este prazo.
Acompanhantes dos participantes Os Acompanhantes poderão acompanhar o percurso junto aos veículos da organização. Se o fizerem num dos lugares vagos nos veículos da organização, pagam apenas o valor normal da participação no programa. Se o número de acompanhantes obrigar a viaturas extra ter-se-á que fixar um montante relativo ao transporte durante os dias do percurso.
Grau de dificuldade

BAIXO

O percurso não apresenta dificuldades técnicas de maior.

Na zona mais técnica os guias apoiarão na transposição dos obstáculos e ajustarão o percurso ao nível dos participantes, havendo sempre alternativas.

Os participantes deverão estar preparados para fazer uma média de 220km por dia, o que é em geral bastante acessível, mas que implica ainda assim alguma resistência. 

O esforço será equiparável a durante 5 dias consecutivos a fazer sucessivamente os habituais passeios de 1 dia da QuadExplorer em Portugal.

Informação e contactos

Fax: 210 821 838

TM: 914 669 890

Notas:

1) Este valor pode sofrer alterações

2) Estimativa que pode sofrer alterações (não incluído no preço do programa)

3) Valores sem IVA

4) Limitado aos lugares disponíveis

5) Por questões de equidade o cálculo dos custos do ferry dos moto4s transportados em atrelados da organização é feito somando o valor do ferry dos respectivos atrelados e dividindo esse valor pelo número total de motas transportadas (à volta de 40€ / moto4)

Requisitos

Os participantes nesta expedição terão de preencher os seguintes requisitos:

  • Passaporte válido (data de validade posterior a 6 meses após a data prevista de entrada em Marrocos)

  • Carta de Condução adequada

  • Experiência de condução de Moto4 (resistência para aguentar 5 passeios nacionais da QuadExplorer em dias consecutivos)

  • Aceitar e respeitar as Regras definidas pela organização

  • Aceitar acatar e respeitar as orientações dos guias

  • Moto4 em bom estado de conservação e revisto para fazer 1500km de pista

  • Deverão preparar a mota para transportar:

    • Jerrycans que assegure uma autonomia, em conjunto com o depósito da mota, de 350 km (mínimo). Em caso de dificuldade diga-nos para se encontrar uma solução.  

    • Farnel e barras energéticas

    • Água qb (recomenda-se um camel back + garrafas 1,5l)

  • Veículo e reboque em bom estado e revisto para 3000km de estrada

  • Livretes e Títulos de Registo (mota, carro e reboque)

  • Se o registo não for em nome do participante necessita declaração bilingue reconhecida no notário e embaixada de Marrocos (mota, carro e reboque)

  • Cartas Verdes abrangendo Marrocos (mota , carro e reboque) 

Inscrições

A inscrição são limitadas e deverão ser realizadas no máximo até 12 Março 2010, o que não aconselhamos pois pode já não ser possível realizar todas as reservas necessárias inviabilizando a participação.

No acto da inscrição os participantes deverão pagar 30% do valor da viagem. 

Até ao dia 26 Março 2010 deverão obrigatoriamente liquidar o remanescente (imprescindível para liquidarmos o alojamento). 

O Boletim de Inscrição pode ser descarregado a partir daqui ou pedido para um dos contactos.

Clique para descarregar Ficha de Inscrição

Para conhecer em detalhe as condições de prestação deste serviço recomendamos a leitura atenta das Condições de Participação.

Informação e inscrições para:

Mail:

Fax: 210 821 838

TM: 914 669 890

Descubra um Marrocos diferente em Moto4 !  

  é uma iniciativa da Alvará 65/2006 D.G.Turismo

Algumas destas actividades são organizadas em parceria com Agências de Viagens