MARROCOS'08

ESPECIAL DUNAS

Uma aventura inesquecível de 27 Setembro a 05 Outubro 2008 

5 dias de pura aventura em Moto4

Atravesse os dois maiores ergs de Marrocos

Erg Chebby e Erg Chegaga

Percorra duas deslumbrantes pistas do Dakar 

Merzuga-Zagora e Rissani-Mhamid

Com 5 dias úteis => 9 dias emoção !

Inscrições abertas até 31 Agosto  

ou um máximo de 20 motas inscritas  

Fotografias MARROCOS - ESPECIAL DUNAS (OUTUBRO 2008)

     

   

   

 Veja as fotografias...

Fotografias da II Edição MARROCOS - DUNAS E OASIS (Abril 2007)

    

 

 Veja as fotografias...

Fotografias da I Edição MARROCOS - DUNAS E OASIS (Setembro 2006)

Veja as fotografias...

Sobre esta expedição...

Depois das nossas apreciadas expedições "Marrocos - Dunas e Oasis do Anti-Atlas" e "Marrocos - Exotismo e Magia do Norte", regressamos ao sul com um programa absolutamente especial MARROCOS - ESPECIAL DUNAS que, com uma edição única de 27 Setembro a 05 Outubro2008, irá seguramente tornar-se a mais inesquecível das expedições até hoje realizadas pela QuadExplorer.

As pistas aliarão as fascinantes paisagens do sul de Marrocos - com as suas dunas, oasis, palmeirais e kasbahs - a uma apaixonante condução que incluirá desde pistas rápidas e longas que foram etapas do Dakar - Merzuga-Zagora e Rissani-Mhamid - à travessia "ao azimute", de lado a lado, dos dois grandes ergs de Marrocos (zonas de dunares) - Erg Chebby e Erg Chegaga.

Uma seleccionada hotelaria assegurará o descanso ao fim de cada etapa, com piscina em todos os hoteis, e hammam (espécie de banho turco) e massagem em alguns deles. Em duas noites acamparemos em khaimas ou bivouacs, que são tendas tradicionais dos povos nómadas do deserto no meio das dunas. 

Para total comodidade a nossa viatura 4x4 de apoio assegurará o transporte das bagagens  e de alguns spares mecânicos de hotel em hotel, e a assistência em pista caso seja necessário. Na mota apenas precisará de levar combustível, água, farnel e material para reparar um furo (tacos).

No regresso terá ainda a oportunidade de fazer algumas compras e deslumbrar-se com o entardecer na cidade imperial de Meknes, conhecida pela cidade da cultura.

Com claro enfoque nas dunas e no prazer da condução no deserto, será um programa inesquecível em moto4, em que conhecerá um conjunto de povoações de norte a sul de Marrocos e descobrirá um povo imensamente hospitaleiro

Se sonha saber o que é atravessar as dunas de moto4 e como teria sido fazer as pistas do Dakar ( mas a velocidade reduzida! ) e conhecer de perto os fascínios do sul, desejamos que possa participar e apreciar, pelo menos tanto quanto nós apreciámos este percurso

Este será um marco na história do seu Moto4 !

Venha sentir a magia do deserto em Moto4   

Percurso

1ºDia (27-09-2008)    Lisboa - Asilah 
O ponto de encontro será à saída de Lisboa, na estação de serviço de Alcácer na A2, seguiremos então quase sempre por auto-estradas e vias rápidas até Tarifa, onde apanharemos o ferry que nos levará a Tanger. Concluídas as formalidades, abasteceremos as viaturas a "preços africanos" e faremos uma pequena ligação a Asilah (Arsila da nossa história) onde nos espera o acolhimento familiar de um hotel, muito pitoresco e ponto de paragem de muitas expedições 4x4, onde jantaremos.  

2ºDia (28-09-2008)    Asilah - Merzuga

Logo pela manhã, após o pequeno-almoço, partiremos para a travessia até ao sul, durante a qual iremos cruzar as montanhas do Atlas, passando pela floresta dos cedros com os seus macacos à solta, Midelte e o seu comercio de tapetes berberes, e uma miríade de pequenas povoações cheias de comercio e animação, até chegarmos a um sul magnífico, desértico e cheio de contrastes. 

Sempre continuando por asfalto cruzaremos as cidades de Er-Rachidia e Erfoud, abasteceremos motas e jerrycans em Rissani e chegaremos finalmente a Merzuga. Bem junto às dunas situa-se o nosso agradável hotel que nos acolherá em pleno deserto com os seus recantos verdejantes e a sua piscina. Está chegada a hora de tirar finalmente as motas dos atrelados e prepará-las para a grande partida. Carros e atrelados ficarão guardados, em total segurança, neste tranquilo hotel durante os cinco dias do percurso de moto4, em parque fechado e privado. Jantamos e dormimos um sono reparador para a grande aventura em Moto4 que está para começar na manhã seguinte...  

3ºDia (29-09-2008) Merzuga - Zagora

Após o pequeno almoço partiremos finalmente montados nos nossos moto4s para a grande aventura...

Começaremos o dia bordejando as dunas da vertente sudoeste do Erg Chebby rumo a Taouz onde apanharemos uma pista rolante e de uma paisagem muito variada que passando pelas primitivas aldeias de Rameli e Tafraout nos levará aos palmeirais do vale do Draa e finalmente a Zagora - a cidade do deserto de onde outrora saiam as famosas caravanas de camelos que levavam 52dias a chegar a Tombouctou.

Será uma etapa de 248km de piso variado mas na sua quase totalidade muito rolante e que conta no seu currículo com várias passagens do Dakar.

Será uma majestosa introdução às grandes pistas do Sahara, aos espaços imensos e ás pequenas e primitivas aldeias isoladas... 

Chegados a Zagora espera-nos uma verdadeira joia do deserto. Bem no meio do palmeiral encontramos um verdejante hotel de uma deslumbrante decoração e onde da piscina aos vários bares nada faltará para nos proporcionar o máximo conforto. As motas essas poderão ir ter os seus tradicionais cuidados reparadores nas conhecidas oficinas dos primos Abdoul e Aziz, bem referenciados nas odisseias do Dakar.

4ºDia (30-09-2008) Zagora - Erg Chegaga

Depois do belíssimo pequeno almoço abandonaremos este paraíso dos palmeirais para reabastecermos as motas e rumarmos para sul contornando vários impressionantes maciços até chegar à vila de Tagounite, que fica a, apenas, a 64km e  onde voltaremos a abastecer. Motas e jerrycans serão atestados pois só daí a 260km voltaremos a abastecer. Dirigimo-nos para o nosso acampamento no meio das dunas de Chegaga onde não há abastecimento.

Circulando pelo meio dos maciços do Jbel Bani chegaremos à mais extensa zona dunar de Marrocos - o Erg Chegaga. 

Entrando com os nossos Moto4s pelas dunas dentro encontraremos um dos mais fascinantes Bivouacs de onde apreciaremos o deslumbrante pôr do sol sobre as dunas e a refeição da noite servida em imensos tapetes estendidos sobre as dunas e à luz de genuínos lampiões a velas.  

Neste local de rara beleza, longe da cobertura dos telemóveis, a sentir a doce brisa do entardecer nas dunas, sentirá seguramente a serenidade e o imenso fascínio do deserto.

Será chegada a hora de ir dormir para retemperar forças para mais um ponto alto desta fascinante viagem: a travessia do imenso Erg Chegaga.

 

5ºDia (01-10-2008)    Erg Chegaga - Mhamid

Depois do inebriante pequeno almoço nas dunas prepararemos as nossas bravas Moto4s para o que será para muitos a primeira grande travessia de dunas em Moto4.

Antes de partir faremos um briefing especialmente detalhado para explicar um conjunto de técnicas, regras e cuidados para a circulação nas dunas.

O escrupuloso respeito por estas regras será obrigatório por forma a garantir uma travessia agradável e em total segurança. As dunas podem ter tanto de agradável e fácil quanto de perigoso se não forem seguidos um conjunto de cuidados. Por isso aqui, progrediremos em coluna, espaçados, a baixa velocidade e seremos particularmente rigorosos quanto ao cumprimento das orientações dos guias. Queremos que este seja um momento de imenso desfrute da condução e da paisagem, vivido em total descontracção e segurança.

Após o briefing partiremos para a grande aventura, bordejaremos as dunas para noroeste e depois rumaremos directos a sul cortando de um lado ao outro o erg numa das zonas de mais deslumbrante relevo. Chegados a sul contornaremos o erg e faremos uma travessia que nos trará de volta ao bivouac onde será servido o almoço e poderá retemperar forças e encontrar bebidas frescas.

Concluído o almoço iniciaremos a travessia, inicialmente por dunas e mais à frente pelas areias do Oued Drâa  que nos levará ao verdejante hotel que nos acolherá em Mhamid e onde a piscina e o bar farão as delicias de todos ao final da tarde. 

Recolheremos cedo pois a etapa que se avizinha será verdadeiramente "dakariana" pela extensão e pelas pistas várias vezes trilhadas pela mítica prova...

6ºDia (02-10-2008)    Mhamid - Rissani - Erg Chebby

Eis-nos chegados à grande etapa maratona da nossa aventura: Mhamid-Tagounite-Rissani-Erg Chebby   

Pequeno almoço tomado bem cedo partiremos para esta longa etapa que percorreremos com regularidade e a baixa velocidade ao longo de perto de 9 fascinantes horas de condução ao longo das quais percorreremos quase 350 km das mais variadas paisagens e pisos - embora todos bastante rolantes.

A etapa maratona será o grande desafio em extensão, para alguns a maior etapa realizada num só dia por fora de estrada, dar-nos-á a perspectiva do que é viver por dentro uma das longas etapas que estamos habituados a ver na televisão... A etapa realizar-se-á a baixa velocidade - uma média na ordem dos 40km hora - por forma a se realizar sem grandes dificuldades nem para as máquinas nem para os participantes (dependendo do ritmo de progressão e dos atrasos que se verifiquem estão previstas alternativas por asfalto para vários troços da etapa). 

 

Será no entanto uma etapa acessível a quem esteja habituado a fazer passeios em Portugal com extensões na ordem dos 120-150km, dada a diferença de pisos.

Gloriosamente chegados às dunas do Erg Chebby esperar-nos-á um delicioso repasto num aconchegante bivouac junto às dunas mais altas de Marrocos.

Tempo para relaxar e reviver as aventuras do dia, estendidos em tapetes, rodeados de dunas e estrelas, a saborear o bem merecido jantar. 

 

     

7ºDia (03-10-2008)    Erg Chebby - Merzuga

Depois de um reconfortante pequeno almoço, entregar-nos-emos a uma das mais belas travessias da viagem...

Saídos do acampamento atravessaremos o Erg Cheby do sul ao norte deixando-nos seduzir pelo encanto das dunas ondulantes e as delicias de uma condução que só as moto4s permitem contornando e transpondo dunas numa alucinante montanha russa.

Mais uma vez briefing e regras serão essenciais para que tiremos um imenso prazer desta travessia em total segurança.

Chegados ao estremo norte faremos o nosso ultimo piquenique à sombra das palmeiras e regressaremos contornando o erg para mais a sul o atravessar Est-Oeste, pela grande duna, e assim pelo meio das dunas desembocarmos no nosso albergue de Merzuga onde carros e atrelados nos esperam.

Está previsto chegar a meio da tarde para que tenhamos tempo de carregar motas e deliciarmo-nos com o convívio retemperador em torno da piscina, dos bares e restantes facilidades do hotel.

Terminado aqui o nosso percurso circular de 5 dias em moto4 por fora de estrada, tudo deve ficar pronto para a partida com os carros e os atrelado na manhã seguinte.

8ºDia (04-10-2008)    Merzuga - Meknes

Pela manhã, e depois do pequeno almoço, despedir-nos-emos com pena do fascinante cenário de dunas que envolve este aconchegante hotel e partiremos para o regresso que ainda nos reserva uma boa surpresa - Meknes.

Lá para meio da tarde deveremos chegar a Meknes, uma das chamadas cidades imperiais conhecida pela sua vertente cultural, onde nos aguardam os serviços de um agradabilíssimo hotel com uma vista deslumbrante sobre a Medina de Meknes.

O resto da tarde será livre e cada um optará por desfrutar das facilidades do hotel, visitar a Medina ou aproveitar para fazer as suas ultimas compras.

O jantar será servido no hotel e recolheremos cedo para nos prepararmos para o regresso. Ao se dedicar o final da  tarde para a visita a Meknes, e para as compras, ficaremos obrigados a uma etapa adicional no dia seguinte pela manhã por forma a chegarmos atempadamente ao ferry.

Tentamos desta forma ir ao encontro dos muitos que nos têm manifestado a sua preferência por, pelo caminho, conhecer também um pouco das grandes cidades atravessadas.

Estamos certos que esta passagem por Meknes compensará bem madrugar um pouco mais no último dia...

9ºDia (05-10-2008)    Meknes - Lisboa

 

 

Bem cedo pela manhã tomaremos o pequeno almoço e arrancaremos rumo a Tanger para aí apanharmos o ferry que nos levará de regresso a Tarifa, à europa e às autoestradas que nos levarão de volta a nossas casas.

 

No bolso, mais que algumas prendas para a familia e os amigos, levaremos uma imensa aventura para contar e relembrar.

 

Levaremos  no olhar as dunas dos dois imensos ergs que atravessámos de forma impensável de lado a lado, as duas longas pistas do Dakar uma das quais com perto de 350km, as noites no deserto, os mergulhos nas piscinas e as cervejas frescas em pleno deserto e um fabuloso ambiente de convívio e entreajuda ao longo de toda a aventura.

Momentos inesquecíveis, que ficarão para sempre na memória naquela que será seguramente a mais emocionante das expedições que a QuadExplorer até hoje realizou.

Se aprecia, não perca esta expedição ÙNICA em que compilámos para si, sem reservas, simplesmente, o melhor da condução no deserto para o seu Moto4.

 

Delicie-se !

Formato

Esta expedição pressupõe que cada participante se deslocará de Lisboa a Merzuga, e de Merzuga a Lisboa, em veículo próprio e transportando em atrelado próprio o seu Moto4. 

Fará um percurso de  5 dias a circular no seu Moto4, em que a DRIFT assegurará o transporte de 1 mochila, de 20litros por participante, e fornecerá diariamente uma "Ração" para o almoço.

Um jipe de apoio da DRIFT, com atrelado para uma mota, transportará a bagagem por estrada e dará apoio em pista onde necessário. O atrelado estará disponível para transportar alguma mota que se avarie. Se for necessário transportar mota, em percursos que extravasem o circuito previsto, os custos adicionais que esta deslocação acarrete deverão ser suportados pelo interessado.

Notas: 

- Transporte de Motas Lisboa-Merzuga: Contamos poder transportar até 6 motas de participantes.

- Os acompanhantes poderão, durante os dias do percurso em moto4, acompanhar em veículo 4x4 próprio, ou em veículos da organização. Neste último caso só será devido um extra de transporte se o número de acompanhantes exceder o número de lugares disponíveis em viatura da organização. Quem estiver interessado em acompanhar convém avisar-nos atempadamente para que se possa encontrar as soluções mais adequadas ao número de acompanhantes. Os acompanhantes acompanham o veículo de apoio da organização que fará as ligações em regra por estrada.

Ficha Técnica, Datas e Tarifas

Partida de Lisboa Sábado, 27 Setembro 2008
Partida em Moto4 de Merzuga Segunda, 29 Setembro 2008
Chegada em Moto4 a Merzuga Sexta-feira, 03 Outubro 2008
Chegada Lisboa Domingo, 05 Outubro 2008
Dias em Moto4 em pista 5 dias em pista (29Set. a 03Out.)  
Dias de Viagem 9
Noites 8
Dias de férias (dias úteis no período) 5 (feriado este ano calha ao Domingo)
Deslocação de carro em asfalto 2 x 1400 km = 2800 km
Percurso em Moto4 960 km
Etapa média diária 192 km
O programa inclui

Alojamento em regime de meia pensão (jantar e pequeno almoço)

Organização do passeio

Transporte de bagagem durante percurso em moto4 (max.20litros participante)

Assistência durante toda a estadia assegurada pela DRIFT Adventure

O programa não inclui Ferry, combustíveis, transporte de pessoas ou motas, motas de aluguer, voos, bebidas às refeições, despesas pessoais, almoços nos 4 dias em deslocação Lisboa-Merzuga e Merzuga-Lisboa
Preço do programa por pessoa (quarto duplo) (3) 870 euros
Adicional quarto individual (3)  147 euros
Transporte de mota em atrelado da organização (3)(4)(5)

340 euros

Aluguer de atrelado para 2 motas Rebosov    (veja as Campanha Especial REBOSOV para participantes da Expedição Marrocos 2008)(3)

405 euros

(ou Condições Especiais na Compra)

Transporte de participante em carro da organização (3)(4)

190 euros 

Ferry Ida e Volta

Carro ( h<1,8m l<6m) 178euros (2)

Adulto 70 euros (2)

Atrelado pequeno (<=2m) 81 euros (2)

Atrelado grande (>2m) 178 euros (2)

Data limite de inscrição Aceitamos inscrições até ao dia 31 Agosto 2008, contudo condicionadas à realização das respectivas reservas, que podem já ser difíceis de fazer. Aconselhamos vivamente a quem esteja realmente interessado, a efectuar atempadamente a inscrição. Visto que teremos de assumir compromissos, e efectuar pagamentos aos hotéis, teremos de ser rigorosos com este prazo.
Acompanhantes dos participantes Os Acompanhantes poderão acompanhar o percurso junto aos veículos da organização. Se o fizerem em veículo 4x4 próprio, ou num dos lugares vagos nos veículos da organização, pagam apenas o valor normal da participação no programa. Se o número de acompanhantes obrigar a viaturas extra ter-se-á que fixar um montante relativo ao transporte durante os dias do percurso.
Grau de dificuldade

BAIXO

O percurso não apresenta dificuldades técnicas de maior.

Na zona mais técnica os guias apoiarão na transposição dos obstáculos e ajustarão o percurso ao nível dos participantes, havendo sempre alternativas.

Os participantes deverão estar preparados para fazer uma média de 190km por dia, o que é em geral bastante acessível, mas que implica ainda assim alguma resistência. 

O esforço será equiparável a durante 5 dias consecutivos a fazer sucessivamente os habituais passeios de 1 dia da QuadExplorer em Portugal.

Informação e contactos

Fax: 210 821 838

TM: 914 669 890

Notas:

1) Este valor pode sofrer alterações

2) Estimativa que pode sofrer alterações (não incluído no preço do programa)

3) Valores sem IVA

4) Limitado aos lugares disponíveis

5) Por questões de equidade o cálculo dos custos do ferry dos moto4s transportados em atrelados da organização é feito somando o valor do ferry dos respectivos atrelados e dividindo esse valor pelo número total de motas transportadas (à volta de 40€ / moto4)

Requisitos

Os participantes nesta expedição terão de preencher os seguintes requisitos:

  • Passaporte válido (data de validade posterior a 6 meses após a data prevista de entrada em Marrocos)

  • Carta de Condução adequada

  • Experiência de condução de Moto4 (resistência para aguentar 5 passeios nacionais da QuadExplorer em dias consecutivos)

  • Aceitar e respeitar as Regras definidas pela organização

  • Aceitar acatar e respeitar as orientações dos guias

  • Moto4 em bom estado de conservação e revisto para fazer 1500km de pista

  • Deverão preparar a mota para transportar:

    • Um jerrycan que assegure uma autonomia, em conjunto com o depósito da mota, de 270 km (mínimo). Em caso de dificuldade diga-nos para se encontrar uma solução. (abastecimento alternativo)

    • Farnel e barras energéticas

    • Água qb (recomenda-se um camel back + garrafas 1,5l)

  • Veículo e reboque em bom estado e revisto para 3000km de estrada

  • Livretes e Títulos de Registo (mota, carro e reboque)

  • Se o registo não for em nome do participante necessita declaração bilingue reconhecida no notário e embaixada de Marrocos (mota, carro e reboque)

  • Cartas Verdes abrangendo Marrocos (mota , carro e reboque) 

Inscrições

A inscrição são limitadas e deverão ser realizadas no máximo até 31 Agosto 2008, o que não aconselhamos pois pode já não ser possível realizar todas as reservas necessárias inviabilizando a participação.

No acto da inscrição os participantes deverão pagar 30% do valor da viagem. 

Até ao dia 15 Setembro 2008 deverão obrigatoriamente liquidar o remanescente (imprescindível para liquidarmos o alojamento). 

O Boletim de Inscrição pode ser descarregado a partir daqui ou pedido para um dos contactos.

Clique para descarregar Ficha de Inscrição

Para conhecer em detalhe as condições de prestação deste serviço recomendamos a leitura atenta das Condições de Participação.

Informação e inscrições para:

Mail:

Fax: 210 821 838

TM: 914 669 890

Descubra um Marrocos diferente em Moto4 !  

  é uma iniciativa da Alvará 65/2006 D.G.Turismo

Algumas destas actividades são organizadas em parceria com Agências de Viagens