Líbia'09

Pérolas do Sahara

ABSOLUTAMENTE ÚNICO E INESQUECÍVEL

 21Fev a 02Mar 2009 

8 dias de pura aventura em Moto4 nas Dunas

 

 

 

 

 

 

 

Murzuk - Akakus - Lagos - O melhor do Sahara !

Inscrições abertas até 10 Janeiro 

ou um máximo de 10 motas inscritas  

Sobre esta expedição...

Depois das nossas apreciadas expedições a Marrocos - "Dunas e Oasis", "Exotismo e Magia do Norte" e "Especial Dunas" - propomos-lhe algo muito mais arrojado e único.

Propomos-lhe que descubra os mais fascinantes cenários do Sahara, no sul da Líbia, por pista e aos comandos do seu Moto4.

Preparámos uma excepcional logística, para que num dia voe de Lisboa a Sebha (no sul da Líbia), onde já o aguarda o seu Moto4 pronto para partir.

Seguem-se oito dias inesquecíveis rolando na sua moto4 pelas dunas mais fascinantes do Sahara.

O apoio logístico permitir-lhe-á que se entregue a esta fabulosa aventura sem que nada o preocupe e com impensável comodidade.

Todas as refeições serão confeccionadas ao momento (nada de enlatados), quer ao almoço e quer ao jantar. Três Acampamentos de Luxo e três acampamentos em autonomia no meio das dunas, proporcionarão as nossas noites de sonho no deserto

Nas cidades, - Sebha e Tripoli - alojamento será em hotéis seleccionados

Dada a autonomia requerida, três veiculos 4x4 de apoio garantirão a cada momento o transporte da bagagem pessoal, do equipamento de campismo, do combustível, da água e dos spares e ferramentas para a melhor manutenção da sua mota em pista.

Os Moto4s seguirão o seu próprio trilho, e ritmo, pelas dunas, como habitualmente com uma mota de organização a abrir e outra a fechar, e a prestar apoio mecânico quando necessário.

Os Moto4s encontrarão a caravana logística em pontos pré-estabelecidos, ao almoço e ao jantar/acampamento, e sempre que seja necessário qualquer tipo de apoio. 

Visitaremos os três mais reconhecidos e impressionantes cenários do sul da Líbia - Lagos, Murzuk e Akakus - considerados dos mais fabulosos de todo o Sahara.

Para terem uma ideia José Megre entre os 194 países que já visitou elegeu como as suas 5 escolhas (Expresso-Revista Única, 11/10/2008 Pg.18): Sanaa (Iémen); Palácio Potala (Tibete); Norte do Akakus (Líbia); Paro (Butão); Canal de Lemaire (Antártida).

Ora este Norte do Akakus que o grande viajante português selecciona para o seu Top5 é, justamente, um dos três pontos altos da nossa viagem, e classificado UNESCO World Heritage desde 1985.

Todas estas maravilhas do sul descobriremos por pista, aos comandos dos nossos Moto4s, e intercalando entre acampamentos em autonomia no meio das dunas e luxuosos acampamentos no meio do deserto, que nos acolherão com comodidades impensáveis em tendas típicas... 

Oito dias que jamais esquecerá !

Em Tripoli, poderá, opcionalmente, estender a sua estadia por mais dois dias o que lhe permitirá conhecer a cidade de Tripoli (capital da Líbia), e as duas jóias arqueológicas do norte Leptis Magna e Sabrata (UNESCO World Heritage Site desde 1982).

A magia do grande deserto em Moto4!

   

Sobre a Líbia...

   

Governada pelo emblemático Muammar al-Gaddafi com grande firmeza, a Líbia aparenta ser um dos países mais seguros para o viajante no norte de África. Desde 2006, colaborando na luta contra o terrorismo, mostra grande abertura para a aproximação com o ocidente (EUA incluídos), o que está patente na extrema hospitalidade com que se impõe receber os visitantes ocidentais. Todos os grupos de turistas são obrigatoriamente acompanhados por um "Polícia Turístico", que é o garante desta hospitalidade, do respeito dos visitantes pelos monumentos (são reportados actos de vandalismo de ocidentais contra monumentos naturais) e apoia na interacção com os locais que maioritariamente só falam árabe.  

Percurso

1ºDia (Sábado, 21-02-2009)    Lisboa - Sebha (Líbia) 

 

Voo Lisboa-Tripoli, ligação interna para a cidade de Sebha, no sul da Líbia, e transfer para um acolhedor hotel da cidade, onde os moto4s já nos aguardam para os oito dias de pura aventura bem no coração do deserto visitando alguns dos cenários mais deslumbrantes do Sahara e do sul da Líbia. 

Jantar e dormida preparando-nos para a grande aventura que se avizinha...

2ºDia (Domingo, 22-02-2009)    Sebha - Germa

Depois do pequeno-almoço no hotel, descarregaremos as motas, carregaremos as bagagens nos jipes e pick-ups de apoio e almoçaremos ainda cedo na cidade.

Partiremos então, finalmente de Moto4, para a nossa primeira pista.

Com uma extensão aproximada de 150km será uma pista de baixa dificuldade que nos introduzirá as primeiras dunas, e desde logo nos começará a fascinar...

Um fabuloso Acampamento, em plenas dunas, proporcionar-nos-á a nossa primeira noite, na inebriante atmosfera do Sahara, e em grande conforto

 

3ºDia (Segunda, 23-02-2009) Germa - Murzuk

Após o pequeno-almoço e com as motas já reabastecidas abandonaremos o albergue pela manhã para a etapa com cerca de 150km que nos introduzirá ao emblemático Erg Murzuk.

Conhecido pelo Everest das dunas, e com um diâmetro de 300km, Murzuk é considerada a mais esplendorosa zona dunar da Líbia e uma das mais impressionantes do Sahara.

O escrupuloso respeito por algumas regras será obrigatório, por forma a garantir uma travessia agradável e em total segurança. As dunas podem ter tanto de agradável e fácil quanto de perigoso se não forem seguidos um conjunto de cuidados. Por isso, aqui, progrediremos em coluna, espaçados, a baixa velocidade e seremos particularmente rigorosos quanto ao cumprimento das orientações dos guias. Queremos que esta expedição seja um espaço de imenso desfrute da condução e da paisagem, vivido em total descontracção e segurança.

 

Começaremos por uma pista rolante que dará lugar aos primeiros quilómetros da conquista desta impressionante zona dunar.

 

Será aos primeiros quilómetros deste imenso mar de dunas que montaremos o nosso primeiro acampamento, em autonomia e em plenas dunas de Murzuk.

 

 

4ºDia (Terça, 24-02-2009) Murzuk - Murzuk

Depois de uma fascinante noite no meio das dunas, partiremos bem cedo para uma etapa que se desenrola toda ela nestas fascinantes dunas.

Serão à volta de 150km ao longo dos quais nos iremos deliciando com a forma, e o esplendor, destas dunas, ao mesmo tempo que as iremos transpondo, contornando e por elas deslizando  com os nossos fantásticos moto4s.

Será mais um dia inesquecível que que culminará num acampamento na zona das grandes dunas de Murzuk.

5ºDia (Quarta, 25-02-2009)    Murzuk - Akakus

Depois do inebriante pequeno almoço nas dunas, prepararemos as nossas bravas Moto4s para uma etapa de cerca de 200km em que finalizaremos a travessia do Murzuk e entraremos no deslumbrante Akakus.

Akakus é uma zona de inebriante beleza, em que uma areia muito branca contrasta com as cores e as impressionantes formas das rochas, esculpidas pela erosão ao longo dos tempos, e impressionantemente decoradas por um profusão de pinturas rupestres, extremamente bem conservadas, que atestam o quanto estas terras desérticas foram outrora habitadas. 

O Akakus está classificado pela Unesco como Património da Humanidade

.

Circulando por estas esplendorosas paisagens, que parecem autênticos cenários cinematográficos, percorreremos espantosos vales, passaremos no Grande Arco, veremos pinturas rupestres e montaremos o nosso terceiro acampamento nesta paisagem de sonho.

 

6ºDia (Quinta, 26-02-2009)    Akakus - Akakus

Partiremos cedo para uma etapa de cerca de 200km por entre estas paisagens de sonho, passando vales impressionantes, pelo Arco do Elefante, por pinturas rupestres, até Adat ("o dedo"). Será impressionante circular por entre esta a profusão de esculturas naturais com que a natureza nos brinda, ao longo de centenas de quilómetros de deserto...

 

 

 

Não escaparão também à atenção, as impressionantes tonalidades da rocha, e as tintas naturais, que ela própria nos oferece.

No final do dia cheio de emoções, retemperaremos forças num agradável acampamento, bem no meio das dunas, e que certamente o vai deslumbrar, quer pela sua localização quer pelo conforto que lhe irá oferecer, bem no meio do deserto !

7ºDia (Sexta, 27-02-2009)    Akakus - Germa

Com pena, deixaremos para trás o Akakus, por belas pistas, que nos conduzirão a Serdeles.

Após uma curta paragem para reabastecimento, faremos uma pequena ligação, que nos devolverá às dunas. 

 

Longos quilómetros de deslumbrantes dunas separam-nos do acampamento, e farão as delicias de mais uma tarde inesquecível.

Ao fim de uma fabulosa tarde, seremos devolvidos aos cuidados reconfortantes do luxuoso acampamento dos Lagos.

 

8ºDia (Sábado, 28-02-2009)    Germa - Germa

Sairemos pela manhã do Bivouac, para mais um grande dia passado nas dunas, e a visitar os impressionantes lagos. Outrora duzentos lagos coloriam esta extensa zona dunar, hoje restam dezasseis magníficos lagos, que espantosamente emergem, em pleno deserto, e rodeados de dunas a toda a volta, proporcionando um cenário único e de rara beleza.

Será seguramente mais um dia inesquecível, em que a beleza destes lagos, e a beleza das dunas que atravessaremos, não deixarão ninguém indiferente...

Passaremos esta nossa ultima noite nas dunas...

9ºDia (Domingo, 01-03-2009)    Germa - Sebha - Tripoli

O dia começará cedo para uma pista de cerca de 140km que nos levará a Sebha. Deixará aí o Moto4, ao cuidado da organização, e seguirá para o aeroporto onde o espera o vôo interno para Tripoli. Terá à sua espera o transfer que o levará ao confortável hotel, que seleccionámos, para a sua ultima noite em Tripoli.  

10ºDia (Segunda, 02-03-2009)    Tripoli - Lisboa

 

Depois do pequeno-almoço, no hotel seguirá para o aeroporto, para as formalidades e, para apanhar o voo de regresso a Lisboa.

 

Porque o voo parte cedo, não deixando espaço para a visita à Cidade de Tripoli, preparámos uma extensão opcional do programa com dois dias de visita a Tripoli, Sabrata e Leptis Magna.  

 

Deixaremos para trás, oito dias a circular no nosso Moto4, pelas mais belas dunas, e pelas mais deslumbrantes paisagens do Sahara.

 

Ficarão as memórias de três acampamentos em auto-suficiência no meio das dunas, de três luxuosos Acampamentos em pleno deserto e da cuidada selecção hoteleira nas cidades.

 

Um percurso inesquecível, pelo que de mais belo há no Sahara da Líbia, vivido à semelhança das anteriores expedições num grande ambiente convivial e de entreajuda!

 

Dias de sonho, num lugar de sonho, em grande companhia aos comandos do seu Moto4!

 

Uma expedição única...     que não pode perder !!!

Formato

Esta expedição pressupõe que os participantes se deslocam de avião até à Líbia e que as motas serão transportadas pela organização até Sebha no sul da Líbia. Quem pretenda participar deslocando-se por terra terá a opção de o fazer em veículo de organização, ou em veículo próprio, eventualmente transportando em atrelado próprio o seu Moto4. 

Fará um percurso de  8 dias a circular no seu Moto4, em que a DRIFT assegurará toda a logística, nomeadamente o transporte de um pequeno saco de bagagem pessoal, do equipamento pessoal de campismo, água, alimentação, combustível alguns spares para as motas e ferramenta. Durante a estadia na Líbia todas as refeições, alojamento, transfers, formalidades,  vistos de entrada, combustível, placas matricula e seguro do Moto4, estão incluídos nas respectivas tarifas.

Vários veículos de organização assegurarão toda a logística, e todas as refeições confeccionadas ao momento em pista e acampamentos.

Se se verificar que o número mínimo de inscritos não for atingido, ou se o conjunto dos serviços contratados não é suficiente para tornar viável esta expedição, a DRIFT reserva-se o direito de a cancelar, informando de imediato todos os participantes, e devolvendo de imediato, e na totalidade, todos os montantes que tenha recebido a titulo de sinal, não havendo lugar a qualquer outra compensação.

Ficha Técnica, Datas e Tarifas

Partida por avião de Lisboa Sábado, 21 Fevereiro 2009
Chegada por avião a Lisboa Segunda, 02 Março 2009 (opcionalmente 04 Março)
Partida por terra de Lisboa (opcional) Terça-feira, 17 Fevereiro 2009
Chegada por terra a Lisboa (opcional) Sábado, 07 Março 2009
Dias em Moto4 em pista 8 dias em pista (22Fev a 01Mar)  
Dias de Viagem 10
Noites 9
Dias de férias (dias úteis no período) 5 (feriado Carnaval)
Deslocação de carro em asfalto 2 x 3.500 km = 7.000 km
Percurso em Moto4 1550 km
Etapa média diária 194 km
Transporte Moto4 inclui

Transporte da Mota entre Lisboa e Sebha em atrelado de organização

Transporte Moto4 não inclui

Seguro de transporte da Moto4

Formalidades Fronteiriças, placa matricula ou seguro (que estão incluídos na Participação Moto4)

O Programa Pessoa Participante inclui

Programa de 10 dias (9 noites)

Alojamento na Líbia (2 Hoteis, 3 Acampamentos Luxo)

Todas as refeições no Sul da Líbia e Pequeno Almoço em Tripoli

Organização do passeio; Visto Entrada; Formalidades Obrigatórias

Transporte de bagagem pessoal e de campismo durante percurso em moto4

Assistência durante toda a estadia

O Programa Pessoa Participante não inclui

Bebidas às refeições; Despesas pessoais; 

Refeições nos Aeroportos e fora da Líbia;

Vôo Tripoli-Sebha nem Sebha-Tripoli

O Programa Moto4 inclui

Formalidades fronteiriças da Moto4

Placa matricula

Seguro Líbia

Combustível na Líbia

Transporte do combustível em pista 

Assistência em pista

O Programa Moto4 não inclui

-

Adicional Programa por Terra inclui

Ferry Marselha-Tunes (Ida&Volta; sem cabine)

Diferencial dormidas Tunísia e Líbia

Diferencial alimentação Tunísia e Líbia

Adicional Programa por Terra não inclui

Cabine Ferry Marselha-Tunes (Ida&Volta)

Alojamento, alimentação ou qualquer despesa na Europa

Formalidades fronteiriças ou vistos (que estão incluídos no Programa) 

Adicional Cabine Ferry

Cabine privativa Ferry Marselha-Tunes 

(Ida&Volta; para 1 a 4 pessoas) 

Adicional Carro+Atrelado inclui

Ferry Marselha-Tunes Ida&Volta (carro e atrelado comp<4m e alt<2m)

Formalidades fronteiriças

Placas matricula

Seguro Líbia

Adicional Carro+Atrelado não inclui

Seguro Líbia

Combustível

Portagens

Ferry alimentação ou alojamentos condutor

Estacionamento

Assistência mecânica ou desgaste

Preço do voo Lisboa-Roma-Tripoli (1) 754 euros (outras alternativas possíveis)
Preço do voo Tripoli-Sebha (1) 80 euros
Preço do programa por pessoa (quarto duplo) (2) 1390 euros
Adicional quarto individual (2)  145 euros
Preço do programa por Moto (2) 690 euros
Transporte de Moto4 em atrelado da organização (1)(2)(3)

1650 euros

Adicional Programa por Terra (1)(2)(3)

295 euros 

Adicional Cabine Privativa Ferry (1)(3)

190 euros 

Adicional Carro+Atrelado (1)(2)(3)

2100 euros 

Data limite de inscrição Aceitamos inscrições até ao dia 10 Janeiro 2009, ou ao máximo de 10 motas transportadas. A reserva de voo pode não ser possivel ou variar de preço. Aconselhamos vivamente a quem esteja realmente interessado, a efectuar atempadamente a inscrição. Visto que teremos de assumir compromissos e organizar a logistica teremos de ser rigorosos com este prazo. A inscrição terá de ser acompanhada de um sinal de 1000euros para garantir a reserva.
Acompanhantes dos participantes Acompanhantes pagam apenas um Programa Participante a que acrescem os respectivos voos
Grau de dificuldade

MÉDIO

O percurso não apresenta dificuldades técnicas de maior.

Nas zonas mais técnicas os guias apoiarão na transposição dos obstáculos e ajustarão o percurso ao nível dos participantes.

Os participantes deverão estar preparados para fazer uma média de 195km rolantes por dia, o que é em geral bastante acessível, e realizado a baixa velocidade mas que implica ainda assim alguma resistência. 

O esforço será equiparável a durante 8 dias consecutivos a fazer sucessivamente os habituais passeios de 1 dia da QuadExplorer em Portugal.

Informação e contactos

Fax: 210 821 838

TM: 914 669 890

Notas:

1) Este valor pode sofrer alterações

2) Valores sem IVA

3) Limitado aos lugares disponíveis

Para evitar alguma confusão que possa resultar das várias opções e preços acima apresentados apresenta-se um exemplo para o caso mais típico.

Exemplo:

Um participante acedendo de avião, com uma moto4 transportada pela organização, alojado em quarto duplo:

Transporte Moto4  1650

+ Voo Lisboa-Roma-Tripoli  754euros

+ Voo Tripoli Sebha  80euros

+ Participação do Próprio 1390euros  (refere-se à pessoa: visto+formalidades+ alojamento+alimentação+organização)

+ Participação Mota 690euros   (refere-se à documentação mota+seguro mota+combustível+transporte combustível, peças e ferramenta)

Requisitos

Os participantes nesta expedição terão de preencher os seguintes requisitos:

  • Passaporte válido (data de validade posterior a 6 meses após a data prevista de entrada em Marrocos)

  • Não ter no passaporte qualquer visto de entrada em Israel (a Líbia recusa Visto a quem tenha visto de Israel)

  • Carta de Condução adequada

  • Experiência de condução de Moto4 (resistência para aguentar 8 passeios nacionais da QuadExplorer em dias consecutivos)

  • Aceitar e respeitar as Regras definidas pela organização

  • Aceitar acatar e respeitar as orientações dos guias

  • Moto4 em bom estado de conservação e revisto para fazer 2000km de pista

  • Deverão preparar a mota para transportar:

    • Um jerrycan que assegure uma autonomia, em conjunto com o depósito da mota, de 270 km (mínimo). Em caso de dificuldade diga-nos para se encontrar uma solução. (abastecimento alternativo)

    • Farnel e barras energéticas

    • Água qb (recomenda-se um camel back + garrafas 1,5l)

  • Veículo e reboque em bom estado e revisto para 10.000km de estrada

  • Livretes e Títulos de Registo (mota, carro e reboque)

  • Se o registo não for em nome do participante necessita declaração bilingue reconhecida no notário e embaixada de Marrocos (mota, carro e reboque)

  • Cartas Verdes Europa e Tunísia (só carro e atrelado) 

Inscrições

A inscrição são limitadas e deverão ser realizadas no máximo até 10 Janeiro 2009, o que não aconselhamos pois pode já não ser possível realizar todas as reservas necessárias inviabilizando a participação.

No acto da inscrição os participantes deverão entregar um sinal de 1000 euros (mil euros).

Os voos terão de ser pagos antecipadamente por forma a garantir as tarifas em data que informaremos no momento da inscrição.

As inscrições só serão consideradas quando acompanhadas do sinal. 

Até ao dia 1 Fevereiro 2009 deverão obrigatoriamente liquidar o remanescente (imprescindível para efectuarmos os pagamentos às agências locais). 

O Boletim de Inscrição pode ser descarregado a partir daqui ou pedido para um dos contactos.

Clique para descarregar Ficha de Inscrição

Para conhecer em detalhe as condições de prestação deste serviço recomendamos a leitura atenta das Condições de Participação.

Informação e inscrições para:

Mail:

Fax: 210 821 838

TM: 914 669 890

Descubra um Marrocos diferente em Moto4 !  

  é uma iniciativa da Alvará 65/2006 D.G.Turismo

Algumas destas actividades são organizadas em parceria com Agências de Viagens